Durante essa sexta, (05) aconteceu no Centro de Treinamento da Agricultura Familiar em Monsenhor Gil, a 8ª Conferência Municipal de Saúde. O importante evento foi aberto pelo prefeito João Luiz diante uma platéia numerosa e mesa de honra bem representativa com secretários municipais, vereadora Eliane Moura, padre Walfran Rios da Costa, entre outros. É por meio da Conferência Municipal de Saúde que o gestor pode ouvir sua população de forma ampla e organizada, nos disse o Secretário Municipal de Saúde Herbert César. O prefeito João Luiz nos disse que o sistema SUS precisa ser resguardado e ampliado para que continue oferecendo acesso ao tratamento de saúde gratuito aos cidadãos e cidadãs. "Temos que continuar buscando servir bem e melhor aos que procuram à rede pública de saúde do município. Um trabalho de todos, médicos, enfermeiros, agentes de saúde, motoristas, zeladores, atendentes, enfim, toda uma rede de proteção à serviço do povo ", afirmou João Luiz.
A conferência desenvolveu a seguinte programação:
A Conferência Municipal de Saúde é de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal, por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. Conta com a representação dos vários segmentos sociais, seu produto expressará as necessidades de saúde daquela população e servirá de base para a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS), para os planos e metas estaduais, que por sua vez serão base para o plano de metas nacionais.
A enfermeira Ana Flávia Campelo foi uma das conferencistas, abordando a importância da Saúde Básica, de maneira brilhante e mostrando muito equilíbrio de conhecimento sobre o tema abordado e discutido.