No momento em que Monsenhor Gil se prepara para festejar seus 55 anos de emancipação política (6/12), também os festejos do padroeiro Menino Deus (22/12 a 01/01/2019), o município recebeu na noite de quinta feira (1), a chegada de um novo padre para conduzir os destinos da comunidade religiosa católica. O evento contou com a presença do arcebispo metropolitano Dom Jacinto José Brito e de uma comitiva de sacerdotes da capital Teresina e de municípios vizinhos.
Também vieram prestigiar o novo padre Walfran Rios da Costa, seus familiares e amigos, a deputada estadual eleita, vereadora de Teresina, Teresa Brito, o coordenador estadual Zé Noronha (ex prefeito de Monsenhor Gil). Também estiveram presentes os vereadores Paulo Cadoz, Eder Carvalho e Eliane Moura, o Secretário de Agricultura Valdemir Pessoa e o Secretário Municipal de Cultura e Turismo Miro Silva, que foi representar o prefeito João Luiz.
Ao iniciar suas palavras o arcebispo fez um breve esclarecimento sobre a saída tempestiva do padre anterior e prometeu lhe auxiliar em sua defesa, mas lembrou que é um processo demorado e justo. Pediu o apoio da comunidade para execução da missão do novo padre, a quem fez vários elogios de sua conduta cristã, de padre em início de seu celibato.
Dom Jacinto também agradeceu ao substituto temporário do padre Ronald, padre Antônio Luís é anunciou sua nova missão no município vizinho de Hugo Napoleão. O município festeja além do padroeiro Menino Deus, sua copadroeira Nossa Senhora de Fátima no mês de maio. A inteligente professora Maronildes Andradre fez uma saudação especial ao novo padre e se colocou à disposição para auxiliar Walfran Rios em seus trabalhos em Monsenhor Gil.
O novo padre foi apresentado aos membros do conselho paroquial e recebeu algumas homenagens. Ao final Walfran visivelmente emocionado fez agradecimentos e se colocou à disposição de um trabalho comunitário de evangelizar os monsenhorgilenses