Monsenhor Gil/PI

Monsenhor Gil participa da 1a Conferência Intermunicipal de Cultura


Atualizado em

Monsenhor Gil participa da 1a Conferência Intermunicipal de Cultura  - Imagem 1

Uma política cultural com a dimensão do Brasil e à altura de sua diversidade e riqueza, só pode ser formulada se os órgãos e gestores de cultura de todo o país estiverem em diálogo com trabalhadores e trabalhadoras da cultura que são o tecido vivo desta riqueza. 

Neste sentido o município de Monsenhor Gil esteve presente através do Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Miro Silva, de Alex Ferreira e Bartolyne, ambos participaram ativamente na sexta feira (27), da 1a Conferência Intermunicipal de Cultura, realizada no município de Agua Branca, no Auditório da OAB/Agua Branca Piauí.

"Agradecemos o total apoio do prefeito João Luiz e da vereadora Norma Suely Abreu para que estivéssemos participando desta conferência, muito importante para nossa secretária", afirma Miro Silva.

"Desde o primeiro governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, o diálogo tem sido uma das marcas da atuação do Ministério da Cultura. A recriação do Ministério da Cultura também é o reestabelecimento do diálogo e da participação social como valor central ao fazer política cultural", disse Patrícia Mendes, representante do Ministério da Cultura no Piauí.

Monsenhor Gil participa da 1a Conferência Intermunicipal de Cultura  - Imagem 2

Patrícia Mendes, MinC/Piauí 

Acompanhando estas políticas de valorização dos fazedores de Cultura monsenhorgilense, o prefeito João Luiz, desde 2017 quando iniciou sua primeira gestão de prefeito de Monsenhor Gil, investe e valoriza os artistas. Mas para que estas políticas continuem, se faz necessiario o apoio do ente federativo, afirma o prefeito João Luiz.

E não há processo mais amplo deste diálogo do que a Conferência Nacional de Cultura, este espaço-tempo que se inicia nas conferências municipais, no território local de quem faz cultura, que vão levar seus delegados para as conferências estaduais que, por sua vez, farão chegar à Brasília seus confederados artísticos e culturais para um encontro do Brasil consigo mesmo. 

O município de Água Branca, com amplo apoio do prefeito Júnior Ribeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, Camila Alencar, sediou a Primeira Conferência Intermunicipal de Cultura, reunindo os seguintes municípios; Água Branca, Monsenhor Gil, Tanque, Arraial, Amarante, Demerval Lobão, Olho Da água, São Miguel da Baixa Grande e Regeneração. Oportunidade que foi aprovado uma minuta da conferência, discutidos e aprovados e realizada a eleição dos delegados para Conferência Estadual.

Monsenhor Gil participa da 1a Conferência Intermunicipal de Cultura  - Imagem 3

Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Monsenhor Gil, jornalista Miro Silva e Secretária Municipal de Cultura de Agua Branca (anfitriã), Camila Alencar 

A Conferência é a instância máxima de participação e do exercício da democracia. Aliás, o exercício pleno da democracia passa pelo direito à cultura como um direito de cidadania e de livre expressão de criação e do pensamento. A Conferência Nacional de Cultura é justamente o ambiente para as múltiplas vozes da diversidade brasileira. Esperamos que a 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC) seja um ambiente de reflexão crítica, mas também de proposições inventivas que farão fortalecer os direitos culturais e o estado democrático de direito em nosso país. Em conjunto, vamos refletir sobre o papel da cultura para o fortalecimento da democracia. Vamos debater o papel da cultura no enfrentamento das desigualdades sociais, ao racismo, sexismo e todas as formas de discriminação. Vamos aprofundar nossos entendimentos sobre o que significa “federativar” as políticas culturais, para que qualquer cidadão no mais longínquo território do Brasil tenha as condições necessárias de exercer seus direitos culturais.

Segundo o professor e historiador Marco Matos (Marcão), que é Coordenador do Memorial Espedito Resende, em Piripiri e Coordenador de Cultura da Prefeitura de Piripiri, estas conferências e nesta modalidade, se fez necessário diante a constatação do baixo índice de realização de conferências municipais, ou sejae, de forma individual. 

"Como Coordenador do Fórum de Secretários Municipais de Cultura do Piauí e com apoio de outros integrantes do fórum, tivemos a ideia de impulsionar a realização das conferências na modalidade"Intermunicipais ", já que a portaria do MinC que regra as conferências municipais, traz em seu artigo 45, esta possibilidade para que possamos participar da Conferência Estadual e por fim, da Nacional em Brasília. Importante também, registar o apoio do Secretário de Cultura do Estado, Carlos Anchieta", finaliza Marcão

Monsenhor Gil participa da 1a Conferência Intermunicipal de Cultura  - Imagem 4

Marcão Matos 

Monsenhor Gil participa da 1a Conferência Intermunicipal de Cultura  - Imagem 5

Secretário Municipal de Cultura de Demerval Lobão, Alexandre Lima, eleito delegado para conferência estadual, Secretário Municipal de Cultura de Amarante, Ronaldo Brandão e Miro Silva, Secretário Municipal de Cultura de Monsenhor Gil

Monsenhor Gil participa da 1a Conferência Intermunicipal de Cultura  - Imagem 6

Comitiva de Amarante Piauí 

Monsenhor Gil participa da 1a Conferência Intermunicipal de Cultura  - Imagem 7

NOTÍCIAS PIAUÍ