Por volta das 11h45min do dia 03/11/2010, dois indivíduos armados de revolver adentraram a agência dos Correios de Monsenhor Gil e anunciaram um assalto. No decorrer da ação delituosa, sobre pressão psicológica alguns funcionários e clientes foram colocados presos em uma sala, outros foram mantidos deitados no solo.
A ação durou entorno de 15 (quinze) minutos e os bandidos fazerem um verdadeiro arrastão. Segundo informações do chefe da agência dos Correios Carlos Jamildo, o montante do valor subtraído ainda não foi contabilizado, mas informa foi uma quanta entre R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) e R$ 30.000,00 (trinta mil reais), pois no dia do fato aconteciam os pagamentos dos aposentados e pensionistas do INSS.
Os indivíduos estavam de óculos escuros e boné, eram morenos, altos e não foram reconhecidos por nenhuma das vítimas como sendo da cidade. Após a ação, os bandidos evadiram-se em uma motocicleta, tipo HONDA TITAN, cor preta, sem placa.
O Bel. Adailton Vilela, Delegado de Polícia de Monsenhor Gil-PI, o Agente de Polícia Civil Marlus e o Soldado PM L. Rocha, quando do recebimento da noticia crime, saíram imediatamente em diligências no intuito de localizar e prender os bandidos. Segundo informações do Delegado Vilela, os bandidos empreenderam fuga com destino a cidade de Panarama/Ma, aonde estes atravessaram o Rio Parnaíba em um pontão.