A Prefeitura de Monsenhor Gil, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, equipes do NASF, SAMU e Unidade Mista de Saúde Helvídio Nunes de Barros, promoveram na manhã dessa quinta-feira(30), uma blitz educativa para celebrar o encerramento do mês de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo. O ato visou chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde mental, em defesa da vida.
A ação que aconteceu na Câmara Municipal e também percorreu alguns pontos da cidade, contou com a distribuição de material educativo e a realização de uma palestra sobre de como proceder em caso de suspeitas de que a pessoa esteja planejando algo contra a vida.
O suicídio é uma das principais causas de mortes no mundo, podendo afetar pessoas de diferentes gêneros, classe social, idade e religião. A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Infelizmente Monsenhor Gil faz parte das estatísticas daqueles que resolvem dá cabo da própria vida, pessoas jovens, de meia idade e idosos.
"Toda campanha em prol da vida sempre vale a pena e a maioria dos casos de suicídio podem ser evitados, por meio de conversa, informação e tratamento. Nosso propósito da gestão municipal é sensibilizar toda a sociedade para que possam abraçar essa causa tão importante, em prol da vida", disse a enfermeira Ana Flávia. Evento contou com apoio do Secretário Municipal de Saúde Herbert Cesar e do prefeito João Luiz.