Foi realizada nesta sexta-feira (28) a solenidade de formatura de 100 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) de Miguel Alves, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Universidade Federal do Piauí, em parceria com a Prefeitura do município.
Os cursos de avinocultor, ovinocultor, auxiliar agropecuário, sistemas de irrigação e olerícolas têm carga horária total de 160 horas com duração de três meses.
A supervisora técnica do Pronatec em Miguel Alves, Marcela Torres, destaca os objetivos da capacitação para moradores da zona rural. “Muitos agricultores e pecuaristas da cidade até possuíam bons espaços para cultivo, mas não sabiam as técnicas adequadas de manejo tanto de animais como de frutas, verduras e hortaliças. Com os cursos, muitos trabalhadores já estão tirando uma boa renda após a utilização dessas técnicas específicas”, frisa.
A prefeita de Miguel Alves, Salete Rêgo, destaca a participação do Executivo na formação dos alunos. “Todas as aulas foram realizadas em escolas do município e disponibilizamos o transporte para várias aulas práticas e viagens até para outros municípios. São mais 100 pessoas capacitadas para atuar no campo e nossa agricultura familiar se fortalece”, conclui.
foto:Marcus Vinnicius
fonte;SECOM