Manoel Emídio aprova orçamento com ressalvas para 2026 |
Divulgação
Câmara Municipal de Manoel Emídio (PI), aprova com ressalvas, Projeto de Lei que visava conceder aumento no limite de suplementação na Lei Orçamentária vigente para 2025.
A cidade, que enfrentou colapso administrativo na gestão anterior, depende hoje de escolhas técnicas para recuperar sua capacidade fiscal.
Mesmo assim, na sessão de 29 DE NOVEMBRO, foi APROVADO COM RESSALVAS o Projeto de Lei que reajustava o limite de suplementação no orçamento anual vigente, e permitiria reforçar setores estratégicos como SAÚDE, EDUCAÇÃO, AGRICULTURA, INFRAESTRUTURA, ASSISTÊNCIA SOCIAL, entre outros.
DECISÃO BLOQUEIA INVESTIMENTOS ESSENCIAIS
Votaram a favor do reajuste de 10% os Vereadores ARIOSTO DUARTE, RAYARA ROCHA, PEDSON PAIXÃO e GLAUCIO BARBOSA, que enxergaram no reforço orçamentário um passo necessário para atender melhor a população.
Já LEANDRO MEDEIROS, ERIVELTO MEDEIROS MARANHÃO, IRANILDO PAIXÃO e FRANK PIRES, votaram contra, aprovando apenas 05% destinados exclusivamente à saúde, comprometendo áreas vitais como educação, agricultura, infraestrutura, assistência social, e outros.
A CONTRADIÇÃO É GRAVE. Projetos já aprovados, como ações voltadas para comunidades rurais, podem ficar parados por falta de lastro orçamentário. É como se a máquina tivesse o recurso, mas não pudesse aplicar o investimento. A reprovação do reajuste no limite de suplementação orçamentária, representa prejuízo direto para a sociedade, que perde a chance de expandir sua capacidade financeira e avançar em projetos que melhoram a vida das pessoas.