A III Conferência Municipal de Cultura de Luzilândia realizada no ultimo dia 01 de agosto, no auditório da Câmara Municipal de Luzilândia, proporcionou um momento importante de debate sobre a cultura do município, alem de trazer para discussão: Uma Política de Estado para Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura
O evento realizado pela Prefeitura de Luzilândia através da Secretaria de Cultura e Juventude, contou com importantes nomes da cultura piauiense para mediar e apresentar suas idéias e contribuir no debate sobre o desenvolvimento cultural no município. Entre os Conferencista e Mediadores estavam Francisco Pelé (assessor técnico da FUNDAC), Chagas Vale, Sônia Terra e Jairo Araújo.
Durante o evento foram realizadas palestras, debates e várias apresentações culturais. O Grupo Cactus de Teatro apresentou uma adaptação da Peça Hermanoteu na Terra de Godá e arrancou gargalhadas dos presentes. Alem de teatro, houve apresentações de capoeira e música durante os intervalos do evento.
Várias autoridades estiveram presentes no evento, entre elas o vice ?prefeito Oliveirinha, vereadores, Secretários Municipais, autoridades representativas de vários seguimentos sociais do município; a ex-prefeita Janainna Marques também esteve no evento. O Secretário de Saúde, médico Alderico Tavares, fez uso da palavra e falou sobre a importância de se trabalhar a cultura para o desenvolvimento social do município, ?fico feliz em ver tantos jovens aqui, a juventude é um instrumento para a construção de uma cultura construtiva e consistente?, disse.
A sociedade cível participou da discussão e elaboração de propostas dos eixos temáticos sobre cultura apresentado durante o evento. Na Conferência também foram escolhido os delegados que irão participar da Conferência Estadual que acontecerá em setembro na capital Teresina, foram escolhidos Antônio Filho (Mucuim), Rogério Pontes,e o músico Paulo César, como suplentes ficaram Valéria Paiva e Patrícia Teixeira.
A Secretária de Cultura e Juventude, Rita Cristianne, avaliou como positivo o evento e destacou como importante espaços como o que foi proporcionado na Conferência ? é importante termos espaços como esse para se construir uma proposta de se trabalhar a cultura envolvendo os vários segmentos culturais de Luzilândia, só unindo forças poderemos crescer nesse aspecto?, disse.