Nesta quinta, 10 de outubro, dia que se comemora mundialmente o Dia da Saúde Mental, o CAPS de Luzilândia organizou uma caminhada pelas ruas da cidade com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância dos cuidados com a saúde mental e sobre a luta contra o preconceito às doenças ligadas à mente. A caminha seguiu até o Sinte de Luzilândia onde foi realizada apresentações culturais, artísticas e debate sobre o tema.
Várias entidades e representações se juntaram ao evento, entre elas o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Luzilândia, APAE, CRAS, Secretariado da Prefeitura de Luzilândia entre outras. A Nutricionista Jorgiana Souza, filha da Prefeita Ema Flora, representou a gestora no evento.
Durante o evento foram apresentadas pelos pacientes do CAP´S, a peça Estranha Loucura, houve ainda apresentação de capoeira e Dança da "Nega Maluca" com os alunos da APAE.
Uma mesa redonda debateu a temática ?Experiências positivas e desafios enfrentados na saúde mental? que contou com a participação do psicólogo Thércio Leitão, representando o Caps de Luzilândia. Também participaram como convidadas, representando o CAPS da Cidade de Batalha Socorro e representante do CAP´S de Esperantina, Fátima Alves e a Coordenadora do CAPS de Luzilândia, Rossana Riotinto.
O evento também contou com a colaboração da Presidente do SINTE, Luzia Teixeira, a Secretária de Cultura Rita Cristiane e a Coordenadora do CRAS Tatá Meneses.