Em entrevista ao Portal Meionorte.com, o prefeito de Juazeiro do Piauí, Tonho Veríssimo, falou sobre os problemas enfrentados no município, principalmente no tocante a inadimplência adquirida devido a problemas em gestões anteriores.
O prefeito ressaltou que desde que assumiu a prefeitura do município, vem trabalhando para resolver tais questões, pois sabe que com o município inadimplente, as parcerias com o Governo Federal e Estadual não podem ser realizadas.
?Dos quatorze itens que constam no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC), nosso município tem apenas seis comprovados, sendo que alguns desses já foram realizados nessa gestão. Nos últimos meses já fui a vários órgãos, parcelei dividas, como no INSS, onde temos agora a certidão negativa; Eletrobrás; além de uma multa no IBAMA no valor de 157 mil reais e uma outra na Secretaria de Meio Ambiente no valor de 45 mil reais, colando o município fora do CADIN (Cadastro de Registro de Adimplência). Tudo isso em busca de tirar o nosso município dessa situação?, declarou o prefeito.
O prefeito destacou a importância do parcelamento dessas multas, pois as mesmas inviabilizam o município, pois todos sabem que os recursos são pequenos para a realização de grandes ações.
Tonho Veríssimo também destacou sua visita a FUNASA, onde o mesmo está buscando regularizar a situação do município junto ao órgão, já que há inadimplência devido a um convênio da gestão antepassada, sendo que foram construídos mais de 200 Módulos Sanitários e não foi prestado contas.
O prefeito frisou que sabe da vontade do povo para ver o município crescendo, mas ressaltou a luta que está sendo feita para regularizar a situação do mesmo, não está sendo medido esforços para tirar o município da situação em que foi encontrado. ?Sabemos que temos condições de tirar o município dessa situação, é uma prioridade na nossa administração, e esperamos tirar até meados de agosto, pois sabemos que esse é o período em que vamos fazer os convênios com o governo federal, sendo que inclusive já temos uma obras garantidas, com recursos a serem empenhados, contudo estando fora do CAUC estaremos livres para fechar mais parcerias. Contudo pedimos calma aos nossos munícipes, não podemos fazer aquilo que ainda não está ao nosso alcance, mas pode ter certeza que em breve teremos uma situação melhor?, ressaltou Tonho Veríssimo.
Também durante a entrevista, Tonho Veríssimo destacou os avanços que o município fez em relação a repasses federais, se comparados a administrações passadas. Nos primeiros Dezesseis anos de administração no município, apenas foram conveniados o valor de R$2.600.000,00 (Dois milhões e seiscentos mil reais). Já nesses primeiros sete meses de administração, só na área de habitação foram investidos o valor de R$3.350.000,00 (Três milhões e trezentos e cinquenta mil reais).
Vale ressaltar também que no período de 2002 à 2008 foram feitos sete convênios com o governo federal, sendo que quatro encontram-se em estado de inadimplência, ou seja, não foram prestado contas.
Por fim, o prefeito destacou que ainda nesse ano deverá ser investido através de convênios junto ao Governo Federal, o montante de aproximadamente 3.000.000,00 (Três milhões de reais) na área de habitação, totalizando mais de 7 milhões de reais investidos nessa área. Além disso, Tonho Veríssimo destacou as reformas nas escolas, a realização de pequenas ações no município e a valorização dos servidores.
Texto: João Barbosa