O Ministério do Desenvolvimento Agrário divulgou a lista de 188 municípios piauienses e a relação de mais de 65 mi agricultores familiares do Estado que não foram receber o auxílio Bolsa- Estiagem referente ao mês de maio.
O Bolsa Estiagem ou Auxílio Emergencial é um benefício federal instituído pela Lei Nº 10. 954, de 29 de setembro de 2004 com o objetivo de assistir famílias de agricultores familiares com renda mensal média de até dois salários mínimos, atingidas por desastres no Distrito Federal e nos municípios em estado de calamidade pública ou em situação de emergência reconhecidos pelo Governo Federal, mediante portaria do Ministro de Estado da Integração Nacional.
Para receber o "Bolsa-Estiagem", o produtor rural deve morar em um dos municípios com situação de emergência, ser agricultor familiar com Declaração de Aptidão ao PRONAF - DAP estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), ter renda mensal média de até dois salários mínimos e não ter acessado o programa "Garantia-Safra" no ano anterior.
O Delegado do MDA do Piauí, Pedro Calisto, diz que no Estado do Piauí 105.767 mil agricultores familiares são beneficiados pelo Bolsa-Estiagem, no entanto, mais de 60% não foram sacar o dinheiro do auxílio. ?Caso não sejam realizados os saques, em 90 dias, o dinheiro retorna para o Governo?, acrescenta Pedro Calisto.
Semente no município de Juazeiro do Piauí 429 Castelo do Piauí, 1742 agricultores não sacaram o benefício. Em seguida, São Miguel do Tapuio 1256, São João da Serra 941, Sigefredo Pacheco 930, Assunção do Piauí 890, Buriti dos Montes 551 e Novo Santo Antônio 304.
portal AZ/ edição:Feranando Silva