A cidade de Juazeiro do Piauí (distante 90 Km de Campo Maior) aparece entre as cidades brasileiras que possuem a maior estimativa de crescimento geométrico entre os anos de 2014 e 2015. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou nesta sexta (28) a estimativa populacional do país, a cidade piauiense é a segunda que mais deve crescer no período de um ano.
De acordo com dados do órgão, a cidade maranhense de Brejo de Areia ocupa o primeiro lugar na taxa de crescimento somando 113,72%. Juazeiro vem logo em seguida com a estimativa de 11,23%, afrente do município de Banzaê no estado da Bahia que aparece com expectativa de crescimento de 9,17%.
A lista do IBGE apresenta outras duas cidades do Piauí. São Julião é a quarta cidade com 8,20% de crescimento, enquanto Brejo do Piauí deve crescer 4,23%, sendo a 10ª da lista. Pirai do Norte – BA (5,97%), Araquari – SC (4,59%), Ipiranga do Norte – MT (4,45%), Varre-Sai – RJ (4,38) e Pedra Branca do Amapari – AP (4,31%) fecham as de cidades com maior a maior taxa média de crescimento geométrico (TCG).
Dentre os dez municípios, sete sofreram alterações em seus limites territoriais com remanejamento populacional, como é o caso de Brejo de Areia, Juazeiro do Piauí e Banzaê.
Municípios que menos cresceram
O IBGE também divulgou uma lista composta de 10 cidade com as piores taxas de crescimento entre 2014 e 2015. A cidade de Severiano Melo, no estado do Rio Grande do Norte, é a primeira da lista com -9,01%. Duas cidades do Piauí integram as estimas. Alegrete do Piauí é a terceira colocada com -7,35% e Pajeú do Piauí é a última, calculando -4,92%.
Fonte: campomioremfco.com.br / Oavio Neto