Juazeiro do Piauí/PI

Equipe do Projeto Expedição às Nascentes e ao Cânion do Rio Poty passa por Juazeiro do Piauí


Atualizado em

A equipe formada por representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMAR), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccionais do Piauí e do Ceará, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), iniciou expedição saindo de Teresina às 15 horas e chegando em Juazeiro do Piauí por volta das 17 horas de hoje. Objetivo do projeto é discutir a criação de um Mosaico de Unidades de Conservação voltadas para proteger o Cânion do Rio Poty

 Image title

Serão percorridos cerca de 1.000 Km entre os municípios de Teresina, Campo Maior, Juazeiro do Piauí, Castelo do Piauí, Buriti dos Montes, Crateús-CE, Novo Oriente-CE e Quiterianópolis-CE, entre os dias 30 de julho e 02 de agosto. O objetivo do Projeto é discutir a criação de um Mosaico de Unidades de Conservação voltadas para proteger o Cânion do Rio Poty, além de conhecer a sua nascente e o emblemático cânion situado no seu médio curso. O público alvo são dirigentes de órgãos públicos e lideranças ambientalistas. Benedito Rubens Luna de Azevedo, é o técnico responsável pelo projeto.

 

Ao chegar em Juazeiro do Piauí, a comitiva representada pelas diversas entidades se dirigiu a Prefeitura e foi recebida pelo secretário municipal de Administração e Finanças, professor Chicão Oliveira, representando o prefeito Tonho Veríssimo, que estava na capital resolvendo assuntos de interesse do município. O secretário estadual do Meio Ambiente, deputado estadual Ziza Carvalho conversou com o secretário municipal, representando a equipe.

 Image title

Ziza Carvalho explicou que a intenção da Semar é criar uns dois parques estaduais de conservação na área que fica situada entre os municípios de Juazeiro do Piauí, Castelo do Piauí e Buriti dos Montes, devendo ser definido posteriormente. Ele explicou ainda, que a intenção do Instituto Chico Mendes é criar um Parque Nacional de Conservação envolvendo os estados do Piauí e do Ceará.

 

A equipe saiu de Juazeiro do Piauí acompanhada do Assessor de Comunicação do município, Ezequiel Lima, para o Por do Sol no Parque Municipal Pedra do Castelo e o Farol do Cânion do Rio Poty. De lá a comitiva segue para Buriti dos Montes. Amanhã os componentes da expedição seguirão para Quiterianópolis, Crateús e Novo Oriente, no Ceará, com retorno a Teresina previsto para a noite do próximo dia 02.

Fonte: juazeiroalerta.com

Fotos: Adones da silva e Ezequiel Lima

NOTÍCIAS PIAUÍ