Juazeiro do Piauí/PI

Dezessete anos após emancipação, Juazeiro do Piauí resolve questões de Litígio.

Juazeiro do Piauí, emancipado no dia 01 de Outubro de 1995, sempre sofreu com a falta de desenvolvimento e de estrutura, tanto na Zona Urbana, quanto na Zona Rural. Além disso, áreas em litígio nunca foram resolvidas, algo que atrasava ainda mais as melhorias esperadas. Referente a esse tema, um das questões mais discutidas durante todo esse período foi a relacionada ao litígio entre o Juazeiro e Milton Brandão.

Pessoas de 18 localidades sofriam ao passar do tempo, devido ao esquecimento dos políticos no que se refere ao desdobramento da causa, afinal, a qual município pertencia cada Localidade?

Exemplo claro de tamanho descaso pode ser inserido a comunidade Paraíso essa fica localizada a 6 km da sede da cidade de Milton Brandão e a mais de 60 km, da sede de Juazeiro do Piauí, mesmo assim era tida como pertencente à sede mais distante.

Ao assumir o município de Juazeiro, no dia 01 de janeiro de 2013, o Prefeito Tonho Veríssimo determinou como questão de honra, resolver esses problemas para que a partir daí pudesse oferecer aquilo que é direito de todo cidadão, como Saúde, Educação, Infraestrutura e outras coisas mais, como dever do município, pois como essas questões resolvidas o município saberia qual localidade poderia receber os recursos municipais e consequentemente não estaria tirando daquelas localidades que também necessitam e verdadeiramente pertencem ao município.

A Comissão de Estudos Territoriais (CETE), presidida pelo Dep. Est. Antônio Felix, o IBGE e TCE, começaram a partir daí o processo que visava resolver todo e qualquer imbróglio, envolvendo os dois municípios. Tonho Veríssimo e Mara Resende, foram chamados para reuniões que inicialmente foram realizadas na Assembleia Legislativa, posteriormente foram realizadas no último dia 18/05, na comunidade Santa Barbara, reunião com representantes políticos e população dessas localidades, sendo ali acertada a divisão e por fim, dia 22/05, os dois municípios oficializaram o acordo, assinando os papeis referentes, dessa vez novamente na Assembleia Legislativa.

Na oportunidade, vários órgãos estiveram representados por membros influentes, sendo eles:

Presidindo e representando o IBGE, Raimundo Nonato.

Representando o TCE, Arquimedes Ribeiro.

Representando a CETE, o Assessor Bartolomeu.

Representando o IBGE: Guilherme da Silva, Leonardo Dias e Francisco das Chagas Sotero.

Representando a APPM, Francisco Ferreira.

Representando a APEAG Francisco Alves.

Com o acordo firmado, ficou decretado que a partir daquele momento, cada município se tornaria oficialmente responsável pelas seguintes localidades:

JUAZEIRO DO PIAUÍ: Olho D?água Grande, Santa Bárbara, Mirador, Alegre, Carnaubal, Lajes, Baixão, Queimada, Sabiá, Calumbi, Batista e Baixa Grande.

MILTON BRANDÃO: Paraíso, Ininga, Milhã, Jitirana, Seriema, Sertão de Dentro, Taboca, Fojes, Pitombeira, Cachoeira, Brejinho, Quatis, Morcego, Barra, Saquinho, Olho D?água de Dentro e Gameleira.

A partir de agora, cada município irá acompanhar suas localidade e apresentar propostas para melhora-las cada vez mais, trazendo consigo o desenvolvendo tanto esperado por esse povo que tanto esperou.

Reportagem: João Barbosa / Portaljuazeiro

NOTÍCIAS PIAUÍ