Na manha da ultima segunda-feira 18/05 aconteceu o III FORUM DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇA E ADOLESCENTE Promovido pelo CMDCA e Conselho Tutelar de Juazeiro do Piauí, o evento aconteceu na quadra esportiva da escola municipal Júlio Gomes localizada na localidade ipueira zona rural do município, onde alunos e professores participaram além das comunidades vizinhas.
Durante o fórum aconteceram varias palestra e apresentações tais como: valores da família Palestrante: Pastor Walton Carvalho, violência sexual contra criança e adolescente Palestrante: Prof. Genival Uchoa, sexualidade e métodos contraceptivos Palestrante: Ângela Freire, Apresentação dos adolescentes do Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos Com a peça INFANCIA PERDIDA e a apresentação dos alunos do 8º ano da escolar Júlio Gomes que cantaram a musica raridade do cantor gospel Anderson Freire.
O III FORUM DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇA E ADOLESCENTE, teve total apoio do Prefeito Tonho Veríssimo, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Diretor Wanderlan Farias e da Coordenadora Gabriely Duarte.
Nesse 18 de Maio se comera o 15º ano de mobilização no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00.
O Dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou nesses 14 anos muitos municípios do nosso país.
A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolvem vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros.
Por: Adones da Silva
Fotos: Adones da Silva