A Prefeitura Municipal de Itainópolis-PI, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na última quinta-feira (01/12) promoveu o evento de graduação de crianças do grupo de capoeira do município, assistidos pelo CRAS, tendo como instrutor e orientador o professor Jairo.
O evento, realizado no Poliesportivo Governador Guilherme Melo, reuniu capoeiristas de municípios vizinhos e contou com a presenças de muitos capoeiristas, professores e mestres de diversas cidades do Nordeste: Mestre, César (Teresina); Mestra, Mazé (Jaicós); Contramestre, Bruno (Jaicós); Professor, Alaí (Castelo do Piauí); Professor, Sebastião (Castelo do Piauí); Graduado, Joeferson (Jaicós); Graduado, Walisson (Vera Mendes), além da presença internacional do Mestre Well e esposa, residentes na Rússia (ele natural de Jaicós e ela russa), abrilhantando a noite com o gingado da arte capoeirista, que teve seu reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade no ano de 2014, segundo a UNESCO.
Na ocasião foram graduados 40 (quarenta) alunos, de várias faixas etárias, que são assistidos pela Assistência Social do Município.
A secretária de Assistência Social falou do trabalho social desenvolvido: “É de muita importância estarmos realizando esse trabalho social com essas crianças. Agradecemos a cada pai que confia na gente e em nosso trabalho. Esse é o nosso papel, sempre estarmos empenhados em desenvolver um trabalho social para que as crianças e a população de Itainópolis no geral venham ser contempladas socialmente com projetos como esse”, destacou a secretária.
O professor Jairo, na oportunidade, explicou sobre o processo de graduação de um capoeirista: “A primeira graduação é a festa de iniciação na capoeira, no plano de carreira do capoeirista, onde ele vai construindo através dos cordões um plano de carreira. A cada ano ele é avaliado de acordo com o seu grau de desenvolvimento e recebe a sua graduação. A gente entregou aqui 40 graduações, para alunos que são assistidos pela assistência social, uma festa fantástica”, disse.
Os metres presentes falaram da importância da capoeira na formação e na construção do caráter dos alunos e da singularidade da arte no Brasil, além de destacarem o processo histórico da capoeira no país, desde o Período Colonial aos dias hodiernos.
O Prefeito Miguel Rodrigues em sua fala discorreu sobre a importância e a alegria da realização do projeto desenvolvido com a capoeira: “A capoeira é uma arte muito bonita, além de ser nossa, do nosso país. Ver o trabalho desenvolvido com essas crianças nos deixa alegres, sabendo que podemos construir e contribuir muito na formação de cada aluno aqui presente. Nosso propósito é buscar sempre o melhor para o nosso município e a capoeira é algo que vem somar”, destacou o gestor.
A festa contou com a presença do Prefeito de Itainópolis, Miguel Rodrigues; a Secretária de Assistência Social, Marilene Rodrigues; Primeira-dama e Secretária de Educação, Socorro Ribeiro; Secretária de Finanças, Mosyane Rodrigues; pais e populares, que estiveram presentes em grande número.