As Acadêmicas Alessandra Silva dos Anjos Araújo Leal e Claudimar de Sousa Paula, do Curso de Licenciatura Plena em Letras Libras da Universidade Federal do Piauí-UFPI. Campus Senador Helvídio Nunes de Barros em Picos.
Realizaram o Projeto Libras: “A Quebra do Silêncio pela Inclusão de Discentes Surdas/os na Escola”. A Escola Dr. Antônio Santos foi o local escolhido para receber o mencionado projeto.
No dia 15 de março, aconteceu a culminância desse projeto, com a participação de alunos, professores e a Direção da escola, as acadêmicas supervisionadas e coordenadas pela Professora Mestra Maria Dolores dos S. Vieira
Tendo em vista a necessidade de alunos capacitados a atender a demanda de alunos surdos da Rede Municipal de Educação do Município de Ipiranga do Piauí, as alunas do curso de Letras Libras da UFPI- Campus de Picos; propuseram o curso de Libras para alunos, a fim suprir tal necessidade. O projeto tem como finalidade impulsionar e fortalecer o desenvolvimento da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva no município de Ipiranga do Piauí.
Com a boa participação do alunado o projeto abriu caminho para acabar com preconceito que ainda é grande com pessoas que sofrem de surdez e outros tipos de necessidades especiais.
Foi realizado um minicurso com os alunos e tudo que foi aprendido foi apresentado na culminância do projeto, os alunos se empenharam bastante e houve muito aprendizado, pontuou a Acadêmica Alessandra Leal. Ela também agradeceu todo apoio que receberam da Diretora Perpétua Maria da Silva Sousa (Petinha) e dos professores da Escola Dr. Antônio Santos.