No final da tarde do último dia 09 o setor de finanças da prefeitura municipal de Ipiranga que estava providenciando o pagamento dos professores que ficaram sem receber na gestão anterior, foi surpreendido com a informação de que as dívidas com INSS causaram um débito na conta da prefeitura o que está dificultando os pagamentos desses salários vencidos.
Diante do fato, foi feito um levantamento junto aos órgãos competentes para tomar conhecimento total da dívida. O resultado foi esse: agosto, setembro e outubro o INSS foi pago parcialmente; novembro as dívidas passam de 100 mil reais; isso sem contas com dezembro e décimo terceiro. Ao todo estima-se que a divida junto ao INSS ultrapasse o valor de 420 mil reais.
O FUNDEB tem recurso mas por questão legal não se pode pagar dívidas do ano anterior com esse recurso, então esses professores deveriam ser pagos com os recursos do FPM, o que ficou inviável pois passados 3 meses sem repassar os valores devidos do INSS, o próprio INSS com amparo na lei vai nas contas dos municípios devedores e sequestra os valores. Assim, o INSS debitou da conta da prefeitura um valor de mais de 120 mil reais do FPM.
O Prefeito reconhecendo a necessidade de corresponder aos anseios dos professores determinou que se proceda o pagamento de uma parte dos professores (37), e os outros 19 terão que esperar mais um pouco para que se encontre um modo de pagá-los o mais rápido possível.