Aconteceu na terça-feira (27/03) Auditório Cida Beija da Secretaria Municipal de Educação, a IV Conferência Municipal de Educação.
Estavam presentes no dispositivo de honra, o Prefeito Dr.Zé Maria, a Secretária Municipal de Educação Francisca de Assis Lima, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Lucas Rufino Neto, o Presidente da Associação de Moradores do Bairro Cidade Nova Cláudio Pereira da Silva, a Diretora da Escola Municipal Liberato Vieira Reginalda Alves, a Supervisora de Ensino Estadual Francisca Pereira, a Conferencista Jéssyca Ohara Alencar Ramos da Cidade de Alegrete do Piauí, ela é a coordenadora do polo da UAB em Alegrete e supervisora municipal de Ensino.
A Conferência Municipal de Educação é uma estratégia fundamental para fortalecer diálogos democráticos e promover ampla participação na definição da política educacional no município. Possui um caráter mobilizador e propositivo, articula expectativas da sociedade em relação ao direito à educação e, por meio da interação democrática entre sociedade civil e política, promove o debate e a construção de propostas para a definição e implementação de políticas públicas para a educação
A IV Conferência Municipal de Educação começou com a apresentação do Hino da Cidade de Ipiranga dramatizado com os alunos da Escola Municipal Dr. Antônio Santos.
Estiveram ainda presentes secretários municipais e vereadores, diretores de escola da rede estadual e Municipal e da rede particular de ensino, professores e alunos.
A Secretária Municipal de Educação Francisca Lima, foi a primeira a fazer uso da fala, ela agradeceu ao chamamento da secretaria para esse importante evento educacional na Cidade de Ipiranga.
O Prefeito Dr. Zé Maria na sua fala voltou a afirmar que suas administrações são voltadas para uma educação de qualidade. Pois só assim se pode mudar a realidade local, por isso ele procura proporcionar o melhor para os trabalhadores da educação.
A Conferencista Jéssyka Ohara começou a conferência explicando os eixos a serem debatidos e como podem gerar propostas que vão melhorar a qualidade de ensino local, ela também abrangeu sobre a qualidade da educação que depende dos envolvidos nela. Logo após os grupos de trabalhos foram divididos em oito eixos que ficaram assim:
EIXO I - O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação. EIXO II - Planos decenais e o SNE: Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais. EIXO III – Planos Decenais. EIXO IV - Planos decenais, SNE e a Democratização da educação: Acesso, Permanência e gestão. EIXO V - Planos decenais, SNE e Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, justiça social e inclusão. EIXO VI – Planos Decenais, SNE e Políticas Intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação. EIXO VII – Planos Decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde. Eixo VIII – Planos Decenais, SNE e Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social.
Logo após os grupos discutirem e elaborarem as propostas foram feitas as apresentações dos grupos, cada grupo elegeu seu porta-voz para apresentação das propostas que se tornaram ou não emendas.
Após a aprovação das propostas, aconteceu a eleição dos delegados municipais que irão representar o município nas conferências Intermunicipal, estadual e nacional. Também foram apresentados os membros do Fórum Municipal de Educação.