A Secretaria Municipal de Educação realizou hoje pela manhã um Curso de ?Leitura e Produção de Textos como ferramentas facilitadoras entre o aluno e o conhecimento novo?. O curso foi ministrado por Socorro de Maria Soares de Macêdo, Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí. Pós-Graduada em Linguagens, Códigos e Tecnologias ? UESPI; Pós-Graduada em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela ISEPRO. Funcionária Pública Estadual-PI; Professora das Faculdades ISEPRO, ULBRA E FAIBRA.
O curso visa à qualificação e aprimoramento de docentes, de outros profissionais liberais e acadêmicos em geral, através de uma proposta de reflexão e aplicação prática dos conceitos e abordagens que fundamentam o desenvolvimento das atividades de leitura e produção de textos orais e escritos, abrangendo os gêneros fundamentais presentes em nosso contexto sócio-cultural. Serão focalizadas ainda, em um sentido amplo, questões do discurso, suas condições de produção e sua relação com objetos artísticos e culturais como a literatura e o cinema.
Os temas a serem trabalhados são os seguintes; Concepções de Leitura e a Relação com Ensino-Aprendizagem; Leitura na Escola, problemas e tentativas de solução; Aprendizagem Significativa da teoria à prática; Oficinas de Produção de Textos Orais; Linguagens da TV e do Vídeo; Metodologia do Ensino da Leitura e da Escrita; Objetivos da Leitura; Gêneros Textuais; O uso do jornal na sala de aula, com a formação de uma leitura crítica; Biblioteca Escolar e Leitura na Escola Caminhos para sua Dinamização; Organização e Gestão do tempo Pedagógico; Profissional do Meio Pedagógico; Projeto Leitura.
O curso tem como objetivo proporcionar aos participantes um melhor entendimento a respeito das concepções teóricas subjacentes às práticas de leitura e de produção de textos; Adequar o contato dos participantes com uma grande diversidade de suportes e gêneros textuais e discursivos, abrangendo desde o funcionamento dos textos eletrônico-digitais até a especificidade dos textos literários; Verificar o aprimoramento profissional em diversas áreas, sobretudo na docência, no que diz respeito às competências de leitura e de produção textual; Examinar as questões do discurso em suas relações com a produção de objetos artístico-culturais como o cinema e a leitura; Proporcionar instrumentos teóricos capazes de subsidiar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e ensino.