Realizou-se na manhã desta terça-feira (28) na Escola Municipal Arlindo Cipriano Leal o I Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2017/2020. O evento contou com a participação de vários representantes da sociedade civil organizada. Na abertura do evento fizeram uso da fala o Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente Elton Almondes, a Articuladora do Selo Unicef em Inhuma a Secretária de Trabalho e Ação Comunitária a Senhora Maxshuellma Rufino Borges, e o Prefeito Municipal Antônio Rufino da Silva Júnior. Logo em seguida a facilitadora do I Fórum Comunitário do Selo Unicef 2017/2020 apresentou a metodologia do Fórum.
A fim de monitorar e certificar os impactos reais das politicas públicas no âmbito municipal, o Fundo das Nações Unidas para a infância – UNICEF lançou o Selo UNICEF Município Aprovado. O selo UNICEF – Município Aprovado é um reconhecimento internacional concedido para os municípios que mais avançam na promoção dos direitos de crianças e adolescentes.
O programa utiliza uma metodologia que combina capacitação de gestores municipais, melhoria dos mecanismos de gestão local e ampla mobilização social, através de uma série de atividades voltadas a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e suas famílias.
A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O 1º Fórum Comunitário é o espaço em que efetivamente a comunidade passa a ser parte do planejamento das ações relacionadas ao Selo UNICEF e contribui na busca por respostas que produzam impactos reais e positivos sobre a vida de crianças e adolescentes.
O objetivo deste fórum é construir conjuntamente, administração pública e sociedade civil, um Plano de Ação para enfrentar os principais problemas do município, que deverá ser implementado pela gestão municipal ao longo dos quatro anos do ciclo do Selo UNICEF.
O encerramento do evento foi as 14:30h, com as apresentações das propostas, com as considerações finais e a entrega dos certificados.
Fotos: Juerismar