Os resíduos sólidos "lixo" é um dos grandes problemas que ameaçam a vida no planeta terra, porque além de poluir o solo, a água e o ar, também atrai animais que veiculam doenças. Ao contrário das tribos primitivas que só produziam o necessário para a sua sobrevivência, vivemos numa sociedade consumista onde as pessoas têm valor pela quantidade de bens que possuem. Geralmente, quem tem maior poder aquisitivo, acaba por consumir mais, produzindo mais lixo.
Atualmente a propaganda vem estimulando o consumo de materiais descartáveis, porém, em nenhum momento, pensou-se nos resíduos gerados durante a fabricação, se estes serão recicláveis ou não, e onde iremos descartá-los.
O desperdício também gera resíduos. Só no Brasil, em 1992, foram jogados fora cerca de 14 milhões de toneladas de alimentos, sendo que existem 32 milhões de brasileiros famintos.
A coleta seletiva é citada como uma alternativa para o problema dos resíduos sólidos, possibilitando melhor reaproveitamento do papel, vidro, metal, plástico e matéria orgânica.
Somente com a criação de novos hábitos poderemos contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente, mais civilizada, mais atenta, mais comprometida e "mais limpa". É com bases nessas informações que o Prefeito Dr. Moacir Gonçalves de Carvalho sempre se mostrou preocupado, no sentido de proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos, e através da Empresa L.R Associados, que tem como responsável o Senhor Edson Ribeiro, apresentaram na manhã dessa segunda-feira (21) na Câmara de Vereadores o Projeto de Implantação do Plano Municipal de gerenciamento dos resíduos sólidos.
A aplicação deste projeto tem como objetivo destinar adequadamente os Resíduos Sólidos na comunidade. Despertar a Comunidade sobre a importância da Coleta Seletiva, e o reaproveitamento dos materiais recicláveis, para que assumam atitudes que possibilitem a redução na geração dos resíduos sólidos e a correta destinação destes.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Possibilitar a formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade;
Contribuir para melhoria na qualidade de vida dos moradores da comunidade;
Fazer a classificação dos resíduos em papel, vidro, metal , plástico, inservível e orgânico em todo complexo. Destinando a cada tipo de resíduo o melhor fim possível;
Realizar trabalhos de Educação Ambiental em toda comunidade.
O Senhor Edsom Ribeiro em seu relato deixou bem claro que esse é um Projeto de Lei que envolve toda a população, desde o final do ano passado que o mesmo está fazendo um diagnóstico no município, ouvindo e sentindo os problemas. Ela também falou que o Projeto também envolve o setor educacional, por está tratando do futuro do planeta e que o mesmo já realizou um ciclo de reuniões nas escolas, falando sobre a conscientização e educação ambiental. Pediu que os vereadores vejam com bons olhos essa Lei, e se possível que votem esse ano ainda, para que possa entrar em vigor no próximo.
Dr. Moura em suas palavras parabenizou o trabalho que o Edsom realizou através desse importante projeto para a vida da população e da conservação do planeta. O mesmo disse que a prefeitura de Inhuma deu apoio logístico para a realização desse diagnóstico e para a implantação do mesmo.
Fotos: Juerismar