Mais de 60 taxistas de Floriano estão participando do curso especializado para condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros. O curso tem a duração de uma semana e é gratuito para todos os participantes, é realizado pela prefeitura de Floriano através da SUTRAN (Superintendência Municipal de Trânsito) em parceria com o SEST SENAT.
A abertura oficial do curso foi na noite desta segunda, 15, no auditório da secretaria de educação e contou com a presença do prefeito Gilberto Júnior, do diretor da 3º Ciretran-Flo, Fábio Santana, do Subcomandante do 3º BPM-Flo, Major Inaldo Ribeiro, do Superintendente, Marcony Alisson e do representante do Sest Senat.
Os taxistas inscritos no curso participaram da primeira aula, receberam material didático e ficaram sabendo da importância do curso de formação para profissionalização e reconhecimento da atividade regular no município.
“Desde 2011 é por obrigação a pessoa ter formação profissional para exercer atividade de taxista. E quando assumimos em 2013 foi diagnosticado que o município de Floriano tinha um problema na prestação de serviço, por não ter pessoas com formação profissional. Então, aceitamos o desafio e profissionalizamos mais de 250 mototaxistas na cidade, e em 2014, ano passado, lançamos a ideia pra formação dos taxistas e agora conseguimos trazer o curso pera Floriano,” disse Marcony Alisson, superintendente da Sutran-Flo.
O curso de formação para taxistas é uma exigência nacional, só assim os taxistas podem se beneficiar da lei nacional que regulamenta a profissão. “Hoje no Piauí, somente, Teresina e Picos possuem esse curso, agora Floriano também está ofertando gratuitamente a formação para categoria. Outro ponto importante é que o curso habilita a uma prestação de serviço melhor para população,” finalizou Marcony.
Segundo o prefeito de Floriano, Gilberto Júnior, o curso é muito importante para o município, pois vai contribuir com a formação profissional dos taxistas, além de ampliar os conhecimentos dos profissionais.
“Muito importante, até mesmo para cumprir uma determinação legal que é, de que todo taxista esta capacitado e com o certificado de conclusão de um curso que foi determinado por uma lei de 2011, a mesma que regulamenta a profissão de taxista. Então além da questão do conhecimento sobre direção defensiva, eles também vão ter aulas de relações interpessoais, primeiros socorros entre outros,” disse Gilberto Jr. prefeito.
O curso será ministrado por um consultor técnico do Sest Senat.
Sobre a regulamentação da profissão de taxista:
De acordo com o texto que regulamenta a profissão de taxista, o profissional deve ter habilitação categorias B, C, D ou E e uma certificação específica. Ele precisa ainda participar de cursos de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos. A capacidade máxima do táxi é de sete passageiros.
A Lei 12.468/11, exige dos taxistas que façam cursos de primeiros socorros, relações humanas, direção defensiva, mecânica e elétrica básica de veículos. Os profissionais também terão de ser inscritos na Previdência Social. Os taxistas empregados passarão a ter direito a um piso salarial, a ser ajustado pelos sindicatos da categoria.
A regulamentação prevê ainda que o taxista deverá atender os passageiros “com presteza e polidez, trajar-se adequadamente e manter o veículo em boas condições de funcionamento e higiene”.
De acordo com o texto sancionado, os taxistas poderão constituir entidades nacionais, estaduais ou municipais representativas, que poderão cobrar taxa de contribuição de seus associados.
Fonte da informação extra: uol.com.br