O Projeto Desenvolvimento Setorial Agronegócio de Floriano foi apresentado pela Gerente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Floriano), Meire Kalume, aos prefeitos, representantes de oito municípios: Floriano, São José do Peixe, São Francisco do Piauí, Pavussu, Rio Grande, Itaueira, Porto Alegre e São Miguel do Fidalgo e professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
De acordo com Meire Kalume o projeto tem como objetivo desenvolver a criação de peixes e a produção de mel através da aplicação de tecnologia de produção, capacitação empresarial e ambiental com foco no mercado. “Vimos uma grande potencialidade na piscicultura e apicultura nos municípios convidados já pensando na composição deles neste projeto, são ao todo dez municípios, incluindo Floriano, para executar o projeto. O Sebrae juntamente com outras instituições parcerias irão atuar nestas áreas”, destaca Meire.
O projeto será executado no período de 2015-2018 com as seguintes ações: Capacitações, consultorias, palestras, oficinas, seminários e missões técnicas com o foco em melhoria da gestão empresarial, desenvolvimento e inovação tecnológica e conquista e manutenção de novos mercados. “Tudo isso para aumentar a produção e rentabilidade”, completa a gerente do Sebrae.
Ainda segundo a gerente, o Sebrae é parceiro da Prefeitura de Floriano em outros projetos e citou o Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). Este projeto dispensa o uso de agrotóxicos na plantação de hortaliças, usando o processo de irrigação por gotejamento. Foi implantado no Povoado Alegre há um ano e cinco meses e 15 famílias são beneficiadas.