A entrega oficial do sistema de monitoramento aconteceu na tarde desta quarta-feira, 20, no quartel do 3º BPM de Floriano. A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Gilberto Júnior; do subcomandante da PM no Piauí, Cel. Lindomar Castilho; do comandante da PM de Floriano, Cel. Lisandro Honório; do juiz da 1º vara de justiça, Dr. Noé Pacheco; promotor de justiça, Claudio Soureiro; vice-presidente da Câmara Municipal, Manoel Simplício; da presidente da Associação Comercial, Cândida Goés; do delegado geral da policia civil, de Floriano Francisco de Assis Carvalho Neto; do Superintendente da Sutran de Floriano, Marcony Alisson; e do empresário Gilberto Martins, tesoureiro da Sincomflor que estava representando o presidente da entidade Conegundes Gonçalves.
O sistema de monitoramento já esta funcionando desde dezembro do ano passado. Floriano é o terceiro município do interior do Piauí, depois de Fronteiras e Batalha, a implantar o sistema de segurança de vídeo-monitoramento, o guardião eletrônico. O projeto Cidade Monitorada tem como objetivo coibir a ação de bandidos e vândalos e auxiliar a policia no trabalho de segurança ostensiva.
A implantação do sistema custou 150 mil reais, “quando nós percebemos que era possível esse beneficio tecnológico para cidade, nos buscamos saber até que ponto o município teria condições de arcar para trazer esse beneficio, e percebemos que o projeto que inicialmente custava em média 180 mil reais, nós conseguimos reduzir para 150 mil. Fizemos uma parceria com a Associação Comercial e com a Sincomflor para que esse custo ficasse dividido, sendo que a prefeitura cobriu 110 mil do total,” falou o prefeito Gilberto Júnior.
O monitoramento é feito por 32 câmeras que foram instaladas nas principais ruas e avenidas, além das entradas e saídas da cidade, e bairros mais distantes. A sala de monitoramento foi instalada no quartel da policia militar e um policial faz o acompanhamento 24 horas das imagens.
“A parceria com a policia militar se justifica exatamente pelo fato de a policia ser essencial para o vídeo monitoramento ser efetuado com excelência, além de mostrar onde de fato esta acontecendo o crime e assim os policiais fazerem alguma coisa e tomar providências em uma situação de flagrante ou de perseguição,” disse pref. Gilberto Júnior
“Passo importante para o desenvolvimento da segurança do município, nosso reconhecimento e gratidão ao prefeito Gilberto Júnior que encabeçou esse projeto e toda classe empresarial,” Cel. Castilho, subcomandante da PM-PI.
Segundo o prefeito e as autoridades envolvidas no projeto Cidade Monitorada, a intenção é ampliar o monitoramento da cidade, já que o sistema oferece condições tecnológicas para isso.
“Com esse sistema poderemos ampliar nossa visão, ir direto ao ponto e garantir a segurança do cidadão,” falou Cel. Lisandro Honório.