Floriano/PI

Caravana Nordestino de Cultura Junina realiza apresentações

O Festival Nordestino de Cultura Junina é um grande evento que conta com a participação de municípios e estados, e em sua última edição mais de 5 mil artistas de 14 estados marcaram presença.


Atualizado em

Na noite deste domingo (1), a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Cultura de Floriano, apoiou a realização da live "Nordestino de Cultura Junina In Casa", promovida pela Associação Brincantes de Folclore Nordestino.

Estiveram presentes no evento, o secretário de Saúde, James Rodrigues, representando o prefeito Joel Rodrigues, o prefeito do município de Marcos Parente, Gedison de Sousa e a primeira dama Ana Paula Brito, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Reginaldo Monteiro, e outros convidados.

Foram três dias de festividades juninas, nos quais dois deles foram dedicados à apresentações, com o grupo de quadrilha junina de Floriano, com o Arraiá da Princesa, realizada em bairros com a caravana da Princesa. As apresentações ocorreram nos bairros Zé Pereira, Catumbi, Alto da Cruz e Cais da Beira-rio, e encerramento na praça Dr. Sebastião Martins no último domingo (1).

Foram convidadas quadrilhas campeãs em festivais passados, no qual estiveram presentes representantes dos municípios de Demerval Lobão, com o grupo Lua de Prata e Mandacaru do Sertão; de Barras, com o grupo Luar do São João, atual campeão do Festival Nacional, representante de Teresina; do município de Bom Jesus com o grupo Império do Serrado e participação ainda de "Matuto Sanfonear" da cidade de Jerumenha, além da quadrilha junina do Arraiá da Princesa, de Floriano.

Segundo o produtor Leonardo Carlos, o intuito do evento é levar um fio de esperança para as pessoas que assistiram. "Mesmo com a pandemia, o movimento junino está vivo, somos resistência, e estamos prontos para que no próximo ano, em 2022, nós possamos voltar a realizar o festival presencialmente", disse. 

O Festival Nordestino de Cultura Junina é um grande evento que conta com a participação de municípios e estados, e em sua última edição mais de 5 mil artistas, de 14 estados marcaram presença. "Queremos reaquecer isso, manter viva as tradições culturais nordestinas", finalizou Leonardo Carlos.

Esse evento foi realizado com a parceria da Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e também teve  parcerias como a Federação de Quadrilhas Juninas do Estado do Piauí - FEQUAJUPI. Durante a live, foi realizada a apresentação artística de cantores da terra como o novo cantor Lukinhas, a dupla Frank e Eduardo, e Avelã Miranda e Forró Diferenciado.

NOTÍCIAS PIAUÍ