Nesse sábado, 22, o escritor Valdemir Miranda vai lançar seu livro intitulado “Enlaces de Família” que conta a história das famílias que habitaram o Vale do Longá. O evento será realizado no Clube Recreativo, em Esperantina, a partir das 19h, quando os convidados poderão adquirir a obra que traz informações sobre “enredamento trissecular dos nomes e do sangue dos velhos trocos ancestrais que desde os primórdios do século XVIII dão inicio á ocupação colonial portuguesa no norte do Piauí”.
Enlaces de Família é um trabalho histórico genealógico biográfico, que trata de como se deu a ocupação de um dos Pólos de Colonização do Piauí. No formato 20X26 [A4], o trabalho possui 536 páginas.
O autor dedicou mais de duas décadas de sua juventude, seu esforço, seu trabalho e seus recursos para presentear a grande comunidade do Norte do Piauí, e especial dos municípios de Barras, Batalha, Esperantina e Piracuruca, com este precioso e notável livro.
O livro apresenta o enlace entre os CASTELO BRANCO e os CARVALHO DE ALMEIDA, com diversas outras famílias, formando uma teia genealógica, possibilitando compreender as relações familiares entre Leonardo da Senhora das Dores Castelo Branco, com os Padres Miguel de Carvalho e Tomé de Carvalho e Silva, Bernardo de Carvalho e Aguiar, senhor de Bitorocara, e com os irmão Manoel e Antonio Carvalho de Almeida, bem como os primeiros entrelaçamentos dos ocupantes iniciais do Vale do Longá com as mulheres da família Castelo Branco, que possuem com descendentes por enlaces de casamentos as famílias: Miranda, Castro, Lustosa, Rego, Borges, Carvalho, Quaresma, Fernandes, Ferreira, Barros.
No intuito de sugerir possibilidade de aprofundamento do tema a outros pesquisadores e, ao mesmo tempo, dar visibilidade a parcela das inúmeras informações conseguidas em sua longa e extensa investigação histórica genealógica, o autor elaborou e acrescentou ao livros vários apêndices desdobrando alguns dos enlaces das famílias estudadas com outros velhos trocos locais: Bustamante de Sá Meneses, Coelho de Resende, Dias da Silva, Dias da Silva de Parnaíba, Gomes Rebelo, Lopes Castelo Branco, Lopes Duarte, Machado de Batalha, Miranda de Barras, Miranda de Campo Maior, Miranda de Oeiras/Parnaíba, Monte, Moreira de Carvalho, Pinto Leite, Quaresma de Batalha, Queirós, Rego do Peixe, Rodrigues de Carvalho, Sampaio de Carvalho, Sampaio Pereira, Silva/Campos e os Soriano de Carvalho.
O livro também será lançado em Teresina, dia 11 de dezembro, às 19h, no Auditório da TV Assembleia. Depois será a vez da cidade de Batalha, que deverá acontecer durante as comemorações dos festejos de São Gonçalo.