Esperantina/PI

Caminhada Marca Luta contra o Abuso e Exploração Sexual em Esperantina

Centenas de pessoas, a maioria estudantes percorreram ruas do centro da cidade de Esperantina na manhã desta segunda ? feira ( 19 ) na caminhada que marca em nossa cidade a luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes ( data comemorada em todo o país no dia 18 de Maio ).

A atividade foi coordenada por setores ligados a secretaria de assistência social do município, a exemplo do Centro de Referencia da Assistência Social ( CRAS ), Centro Especializado de Referencia da Assistência Social ( CREAS ), Conselho Tutelar e outros.

É válido lembrar que a caminhada percorreu várias ruas do centro da cidade, com paradas e momentos de reflexão e depoimentos em alguns locais públicos, a exemplo da Câmara Municipal e Prefeitura Municipal.

ORIGEM DO DIA 18 DE MAIO

No dia 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, a menina Araceli Santos foi seqüestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, que apareceu seis dias depois, foi desfigurado por ácido. Os agressores de Araceli ficaram impunes. Este fato divulgado pela mídia chocou toda a nação, ficando conhecido como ?Caso Araceli?.

Infelizmente, o ?caso Araceli? foi apenas mais um, dentre tantos que acontecem em nosso dia-a-dia, manchando a sociedade brasileira, através desta cruel forma de violação de direitos e degradação da vida humana, especialmente da infância e adolescência. No Brasil, a problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes tem se manifestado através do abuso intra e extra familiar e da exploração sexual comercial, tornando-se cada vez mais evidente.

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa problemática, representantes de organizações governamentais e não-governamentais propuseram a criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi instituído em 2000, pela Lei Federal nº 9970/00. E, tendo sido esta Lei aprovada e sancionada, o movimento social em defesa dos direitos da criança e do adolescente, em conjunto com o governo federal, vem assumindo a organização de atividades e eventos de sensibilização e mobilização para promover esse dia como um marco de luta pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.

NOTÍCIAS PIAUÍ