A implantação do IFPI em Esperantina representa um marco para a educação e o desenvolvimento da região. |
Foto: Prefeitura de Esperantina
A prefeitura de Esperantina realizou nesta terça-feira (21) uma audiência pública no auditório da Escola Municipal Meire Fernandes. O momento teve como objetivo apresentar o processo de consulta pública para a escolha dos cursos que serão ofertados pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI) no município.
O encontro contou com a presença do reitor do IFPI, Paulo Borges, do diretor-geral do IFPI – Campus Esperantina, José dos Santos de Moura, do vice-governador do Estado do Piauí, Themístocles Filho, da prefeita de Esperantina, Ivanária Sampaio, além de prefeitos da região, secretários municipais, vereadores e representantes da comunidade em geral, que participaram ativamente das discussões sobre o futuro educacional do município.

A reunião marcou mais uma etapa importante para a implantação do Campus do IFPI em Esperantina, iniciativa que vai transformar o município em polo de formação técnica e superior.
Durante a audiência, foi apresentado o formulário de escuta pública, por meio do qual a população poderá participar indicando os cursos que considera mais relevantes para a realidade e o desenvolvimento de Esperantina.
A votação já está aberta desde terça-feira, dia (21), e ficará disponível por oito dias. Após esse período, os dados serão analisados e tabulados pelo IFPI, que utilizará os resultados como base para definir os cursos que serão implantados no novo campus.

O Campus do IFPI em Esperantina ofertará cursos em diferentes modalidades — ensino médio integrado, cursos concomitantes/subsequentes, graduação e pós-graduação —, ampliando o acesso à educação pública de qualidade e criando novas oportunidades de qualificação profissional.
Com previsão de 70 vagas para professores e 45 para técnicos em educação, o projeto contempla uma área de 5 hectares, com 20 salas de aula, mais de 15 laboratórios especializados, um auditório com capacidade para 180 pessoas e refeitório com capacidade para 200 pessoas.
A implantação do IFPI em Esperantina representa um marco para a educação e o desenvolvimento da região, fortalecendo o acesso ao ensino técnico e superior e promovendo o crescimento social e econômico do município.
O projeto faz parte da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que atualmente conta com 686 campi em todo o Brasil. Além de Esperantina, os municípios de Altos e Barras também receberão novas unidades do Instituto Federal do Piauí.