Iniciou nesta segunda feira dia 05/11 na Universidade Aberta de Dom Expedito Lopes a formação dos professores das escolas do campo deste município em Educação Contextualizada para a Convivência no semiárido piauiense.
A formação de professores em Educação contextualizada é mais uma ação do Governo do Estado, através do Projeto Viva o Semiárido, (PVSA).
Participaram da abertura da capacitação, o Secretário de Administração Francival Gonsalves, Secretário Municipal de Educação Edson Carlos, Secretário Municipal de Agricultura Jordani Ferreira, Comandante do GPM de Dom Expedito Lopes, Cabo Altamar, Engenheiro Agrônomo Joelinaldo, Diretores e professores da rede municipal de ensino.
Na ocasião os participantes foram presenteados com uma participação especial, o aluno Ray emocionou a todos ao som de flauta.
A Capacitação esta sendo coordenado por: Maria Cantalice Coordenadora da Educação Contextualizada do programa Viva o Semiárido na SEDUC, Francisca Lisboa, Orientadora do Projeto Viva o Semirarido.
As autoridades presentes falaram da importância da capacitação para o município.
A Professora Maria Cantalice falou da importância de se aprender a conviver melhor na região afim de evitar o êxodo do rural.
O Secretario Edson Carlos, fez a abertura oficial da capacitação destacando a importância da educação contextualizada para o município, enfatizando a importância desta capacitação que vai acontecer durante essas 40 horas, pois acredita que ocorra uma transformação na educação do campo e pediu para que os professores abracem o projeto.
O Secretário de Administração o senhor Francival Gonçalves falou que esse é o caminho para transformação da educação na zonal rural, que os professores aproveitem o máximo desse aprendizado .
Sobre o Projeto
O Projeto VIVA O SEMIÁRIDO é uma parceria entre o Governo do Estado do Piauí e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola - FIDA, com o objetivo de contribuir para a redução da pobreza da população rural do semiárido piauiense por meio do incremento de atividades produtivas predominantes e do fortalecimento organizacional dos produtores rurais.