Dom Expedito Lopes inicia o ano com:
Um Novo Tempo! Uma Nova Históra!
REISADO EM DOM EXPEDITO LOPES
Dom Expedito Lopes inicia o ano resgatando suas tradições e culturas, nesta sexta dia 6 aconteceu no bairro Codó uma das mais tradicionais festas folclórica do município, O Reisado. Organizado por Seu Tonho de Abel e dona Gildete Cazuza, o povo se encantaram com a Festa de Reis, Muitas crianças e jovens não conheciam essa cultura e ficaram encantados com as caretas, danças e poesias. A festa teve início na casa de dona Jesus Baiana, Pois seu falecido marido Joaquim Cazuza, tinha uma promessa de realizar essa festa de Reisado todos anos.
Origem do reisado em Dom Expedito Lopes.
TRADIÇÃO E ORIGEM
O Reisado em Dom Expedito Lopes teve inicio no ano de 1960 quando o município se chamava Cabeço e pertencia a Oeiras.
Foi a partir do ano de 1955 que familiares da localidade Cabeço (hoje Dom Expedito Lopes) nos períodos de natal e ano novo viajavam para a Fazenda Nacional em Oeiras, onde se reunião com parentes e amigos e nessa ocasião se divertiam com a cultura da pratica de Reis tendo como exemplo a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus.
Já no ano de 1960 eles trouxeram essa cultura para cá iniciando na Fazenda São José, conhecida como Saco do Agreste, nessa época a festa de Reis iniciava em uma casa e seguia por todas as casas do local virando a noite.
Nós não queremos deixar essa tradição se acabar, essa cultura não pode deixar de existir, pedimos apoio a todos em comum interesse para junto conosco lutar para que isso não venha acontecer.
Exclamou Seu Tonho de Abel e Gildete Cazuza, responsáveis por essa cultura aqui no município. (foto a baixo)
Conheçam os responsáveis por trazerem essa cultura para Dom Expedito Lopes na Década de 60.
JESUINO – personagem; Careta
JOÃO RAÉLO – personagem; segundo Careta
ABEL FRURTUOSO - personagem; Velho do Reis
LEANDRO FRURTUOSO - personagens A Burrinha e a Lórita
PEDRO DE DECA BELARMINO – personagens; Boi, Lobisomem e Jaraguá
ANTONIO FRURTUOSO – personagem; Cantador da Porta
SANFONEIRO – João Suéta
VICENTE BELARMINO – personagem; Dono do Butiquim
PS: TODOS EM MEMORIA!
Depois desses nobres deram continuidade uma segunda equipe de amantes dessa cultura que continuam até hoje...
RAIMUNDINHO - Primeiro Careta
JOÃO DE LINCO – Segundo Careta
PEGOITO – Burrinha, Boi, Lobisomem, Lórita e o Jaraguá
SEU TONHO DE ABEL – Cantador da Porta
VELHO REIS – Antônio Galo e Veronildo
SANFONEIRO – Toinho se Zuza.
Saiba mais
Folia de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore; praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo) — para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes. Essa história é relatada na Bíblia Sagrada, no capítulo 2 do Livro de São Mateus (ou O Evangelho, Segundo Mateus). Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Três Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro.[1]Em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal.
CONFIRA IMAGENS DA FESTA DE REIS.
com apoio cultural de...