Dom Expedito Lopes - PI, através dos produtores de eventos Gil Romão e Zé de Neta realizou o festejo da sede do município, com o 3º Festival de Quadrilhas Julina de Dom Expedito Lopes, o evento aconteceu nas noites de: 27/07(sexta), 28/07(sábado) e 29/07(domingo), na quadra do centro da cidade.
O evento contou com quadrilhas visitantes: Junina Furacão de São João da Varjota, Caba Réi de Santa Cruz do Piauí, Chamego Bom de Jaicós, Arrasta Pé dos Caipiras de Picos e Quem Sabe Faz ao Vivo do município sede do evento.
Na primeira noite de festival, antes da competição oficial, estiveram na arena belíssimas apresentações foram: A CIA de Balé municipal de Ipiranga do Piauí e danças culturais de adolescentes de Dom Expedito Lopes.
Já nas competições do festival se apresentaram as quadrilhas de porte médio que trouxeram excelentes coreografias e encenações teatrais.
A quadra ficou lotada para receber as duas visitantes a Junina Furacão de São João da Varjota e Caba Réi de Santa Cruz do Piauí, a terceira apresentação foi a Quem Sabe Faz ao Vivo de Dom Expedito Lopes.
As três mostraram a força da tradição que encanram o público.
A avaliação das apresentações ficou por conta de jurados locais e visitantes. Que avaliaram: coreografia, figurino e repertorio.
A Junina Furacão trouxe um tema resgatando os contos de cordel, contando a estória do Duelo Entre Lampião e o Cão.
A Caba Réi trouxe um conto do retorno do Rei do Baião, Luiz Gonzaga ao sertão.
A representante local, Quem Sabe Faz Ao Vivo apresentou o tema: Se há Seca no Sertão, Minha Prece é Pra São João.
CONFERIR VÍDEOS NO FINAL
Todos que estiveram presentes no primeiro dia de festival, os jurados ficaram surpresos com o nivel das quadrilhas e os resultados foram:
Primeira colocada: Junina Quem Sabe Faz ao Vivo. Segunda colocada: Caba Réi de Santa Cruz e Terceira colocada: Furacão de São João da Varjota.
Melhor marcador. Naldo da Junina Quem Sabe Faz ao Vivo.
Melhor casal de noivo. Maria Raila e Naldo da Junina Quem Sabe Faz ao Vivo.
Segunda noite de evento
Na segunda noite do festival, com a quadra lotada de espectadores, na abertura do evento, o público aplaudiu a Quadrilha Quem Sabe Faz Ao Vivo de Dom Expedito Lopes campeã da primeira noite, que fez grande apresentação e recebeu muitos aplausos e elogios de todos os presentes.
A segunda apresentação ficou por conta da Junina Arrasta Pé dos Caipiras de Picos. Que trouxe uma apresentação excepcional unindo: dança, arte, simpatia e sincronismo. Uma coreografia com tema relacionado ao amor, onde um jovem se apaixona pela filha do coronel e inicia uma grande aventura em busca do amor. Contou com a participação mais que especial da cantora Jany Angel, uma das organizadora da quadrilha que deu um show como rainha.
O primeiro lugar ficou com a Quadrilha de Picos, Arrasta Pé dos Caipiras.
O segundo lugar ficou com Chamego Bom de Jaicós
O terceiro lugar ficou com Quem Sabe Faz ao Vivo.
Na ocasião houve entrega de certificado para os participantes do evento, a entrega foi feita pela vereadora Nilza Maroto, a Primeira Dama Valdiva e pelo Deputado B.Sá Filho.
Também teve a premiação dos campeões com entrega de medalhas e dinheiro.
JURADOS:
AGENTE DE SAÚDE AVELAR, ESTILISTA RUTH, PROFESSORA DE DANÇA JOSEMARA E SEC DE CULTURA DE S.J DA VARJOTA, ÉLIO.
CONFIRA VÍDEOS COMPACTOS E IMAGENS DAS APRESENTAÇÕES.