O projeto Viva o Semiárido (PVSA) é um esforço do Governo do Estado do Piauí, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), para reduzir a pobreza, aumentar a produção e melhorar o padrão de vida das populações com maior nível de carência social e econômica no meio rural do Semiárido Piauiense, por meio do incremento das atividades produtivas predominantes, da geração de renda e do fortalecimento organizacional das famílias rurais.
Além de fortalecer a produção de hortaliças, frutíferas e forragens e criação de galinhas, na perspectiva agroecológica dos quintais produtivos das mulheres, pretende favorecer a soberania e segurança alimentar dessas famílias.
Dom Expedito Lopes foi escolhido como modelo piloto para desenvolver essas atividades, no Piauí foram selecionado apenas 3 comunidades: Sitiozinho em Dom Expedito Lopes, Jardins em Ipiranga do Piauí e Lagoa do Barbosa em Pimenteiras do Piauí.
Para surpresa e apreciação dos representantes do PVSA, na comunidade de sitiozinho os homens são maiorias nas atividades agrícolas de quintais, pois eles trabalham em parceria com as mulheres.
Nossa equipe conversou com a Engenheira Agrônoma que é Consultora do Programa Viva o Semiárido. A Dona Júlia Aires e Zezé do PVSA, com os vereadores Everaldo Gonçalves e Joaquim do PT, Secretário Municipal de Agricultura Jordani Ferreira, Governo Marcílio Cazuza, Técnico da EMATER Francisco Gonçalves e alguns agricultores da comunidade.
CONFIRA VÍDEOS ABAIXO.
A