Faltando algumas semanas para o início do carnaval no Brasil, o Uruguai, que está comemorando o seu neste momento, se transformou nesta sexta-feira (23) em uma espécie de sambódromo que permitiu aos presentes admirar a sensualidade típica do carnaval carioca, atraídos pelo frenesi das escolas de samba uruguaias.
A avenida 18 de Julho da capital Montevidéu, onde foi inaugurado ontem o "carnaval mais longo do mundo", como é conhecida a maior festa do Uruguai, recebeu um desfile em que a pouca roupa, os batuques e o movimento dos quadris foram os protagonistas."A pegada brasileira pode ser vista em tudo. Na música, nas mulheres espetaculares que temos, na alegria e na família, que atrai pais, avôs e netos. É maravilhoso. O samba para mim é o que existe de melhor", explicou à Agência Efe Rosa Freite, presidente da Associação das Escolas de Samba do Uruguai.
A avenida 18 de Julho da capital Montevidéu, onde foi inaugurado ontem o "carnaval mais longo do mundo", como é conhecida a maior festa do Uruguai, recebeu um desfile em que a pouca roupa, os batuques e o movimento dos quadris foram os protagonistas.
"A pegada brasileira pode ser vista em tudo. Na música, nas mulheres espetaculares que temos, na alegria e na família, que atrai pais, avôs e netos. É maravilhoso. O samba para mim é o que existe de melhor", explicou à Agência Efe Rosa Freite, presidente da Associação das Escolas de Samba do Uruguai.
Um dos destaques foi a modelo e atriz do Piauí Dayla Alves, morando atualmente no Uruguai a nossa atriz deu um show de beleza, sensualidade e samba no pé, deixando os uruguaios e turistas cm água na boca. Dayla Alves falou com nossa equipe via whats e exclamou que” foi muito bom participar de um carnaval fora de seu país, foi uma grande experiência” a atriz falou também sobre um filme que a mesma está preparando para gravar no Piauí.Um dos destaques foi a modelo e atriz do Piauí Dayla Alves, morando atualmente no Uruguai a nossa atriz deu um show de beleza, sensualidade e samba no pé, deixando os uruguaios e turistas cm água na boca. Dayla Alves falou com nossa equipe via whats e exclamou que” foi muito bom participar de um carnaval fora de seu país, foi uma grande experiência” a atriz falou também sobre um filme que a mesma está preparando para gravar no Piauí.
“Em breve o Piauí estará em destaque aqui em Montevidéu e nas outras cidades do Uruguai e possivelmente na Argentina com uma megaprodução que estaremos gravando e produzindo ai no Piauí, pois fiz um roteiro de um filme que estarei gravando em parceria com Josely Ecologista e Dedé Rodrigues produções, aguardem”
O carnaval uruguaio é conhecido por sua duração, os eventos oficiais se estendem por dois meses, e tem como principal atrativo o Desfile de Llamadas (desfile de chamadas), que ao ritmo do candombe, representa a máxima expressão da herança dos escravos africanos que chegaram ao Uruguai durante os tempos de colônia.
No entanto, Rosa Freite acredita que o samba tende a crescer no carnaval uruguaio e revelou um claro desejo com relação ao futuro das escolas de samba no país.
"Que nos aceitem mais e que entrem neste mundo porque é maravilhoso. Você se esquece de seus problemas, se esquece de suas alegrias. É um momento de puro prazer", concluiu.
VEJA AS IMAGENS DO CARNAVAL NO URUGUAI...