O grupo de ambientalistas Desbravadores Del teve a honra de acompanhar os alunos do curso de história em visita a alguns pontos histórico e turísticos de Dom Expedito Lopes, A visita aconteceu no sábado 14, onde os alunos puderam conhecer alguns paredões com pinturas rupestres e marcas de pegadas e mãos cravadas em rochas, a trilha passou pelo paredão do Maribondo Amarelo (esse paredão foi batizado pelo jornalista do Piauí Amadeu Campos, em uma visita ao local no ano de 2011), neste local existe grande números de pinturas rupestres, sendo que algumas foram feitas em cima de outras. Também conheceram a pedra simbolo do município "PEDRA CABEÇO" , nome do município antes de sua emancipação política.
Ainda visitaram a tradicional Gruta da Quitéria que faz parte do conto histórico do município e outros paredões com pinturas que ficam próximo do centro da cidade, onde se localiza a Gruta da Velha Seca (esse local tem um conto que faz parte da lenda de DEL).
Essas visitas aconteceram cumprindo agenda dos eventos da I Semana de História da Faculdade de Desenvolvimento do Ensino Superior do Brasil a ser realizada em 19 Julho, pelos alunos da FADESB. A trilha foi acompanhados pelo professor José Francisco e três membros do grupo Desbravadores Del de Dom Expedito Lopes, Kyldary Gomes, Eliseu Belo e Josely Ecologista (EU)
Mais que uma aula de campo, uma oportunidade de registrar e vivenciar de perto a história do município (Prof. José Francisco - Portal Del)
FALA DO BLOGUEIRO:
Nós que fazemos o grupo Desbravadores Del, agradecemos a visita dos alunos da FADESB especialmente ao professor José Francisco por ter nos confiado a missão de acompanhá-los nesse evento que muito nos honra em poder mostrar e apresentar a todos do município, do estado, do país e do mundo as belezas e riquezas históricas da nossa terra.
Essa trilha foi bem especial o grupo de alunos ou melhor alunas e o professor José Francisco foram bem divertidos e muito responsáveis em cuidar do meio ambiente não jogando lixo nos locais onde passamos e ainda tiveram o privilégio de batizar uma formação rochosa que encontramos pelo caminho, o problema é que foram vários nomes dados a uma única pedra, deixando ainda mais divertido pois a rocha preferi chamar de a PEDRA FAUNA, pois vários foram as comparações com animais que essa rocha se assemelhou, de avestruz, cavalo, iena, viado, desenho da era do gelo, e outros! Veja a imagem e faça seu julgamento.
Estamos a inteira disposição para acompanhar a qualquer grupo de estudantes ou turistas nesses locais históricos que existe em todo o município e região, nosso trabalho se estende em toda macro região de Picos e outros lugares do Piauí, pois nosso projeto é mapear o caminho dos primeiros habitantes de nossa terra até a Serra da Capivara.
CONTATOS ATRAVÉS DE: CELULAR- 89 88115668 / WHATSAPP - 89 94051301 = JOSELY ECOLOGISTA, 89 88045140 = KYLDARY GOMES / 89 88057222 = EURIDES.
CONFIRA AS IMAGENS DESSE LOCAIS.