Teve início na manhã desta segunda-feira (9), a Semana Pedagógica da rede municipal de ensino de Corrente. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura e tem por objetivo cumprir com o compromisso de promover a formação continuada dos educadores e de todos os profissionais envolvidos no processo educativo, como diretores, coordenadores, orientadores, merendeiras, motoristas, vigias e auxiliares de serviços gerais. Mais de 460 profissionais compareceram ao evento, confirmando o comprometimento da classe com a qualidade do ensino do município.
O prefeito Jesualdo Cavalcanti deu início aos trabalhos e destacou a importância que a Educação deve representar para os gestores públicos. “A Educação deve ser prioridade absoluta em qualquer governo e para que ela funcione seus operadores devem estar sendo formados continuamente, e é este o sentido das atividades que terão início nesta manhã. Sejam todos bem vindos!”.
A Secretária de Educação Maria do Socorro Cavalcanti, fez uma apresentação dos dados da educação de Corrente e enfatizou a importância do professor na qualidade do ensino. “Temos obtido alguns resultados positivos, viabilizados pela gestão eficiente da equipe da Superintendência, coordenada pela professora Socorro Amorim. Mas a educação de excelência, que nós queremos dentro da sala de aula, esta somente os professores podem fazer e é neles que nós confiamos esta importante missão”.
A primeira palestra da manhã foi ministrada pelo professor Cleverson Moreira Lino, da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), com o tema “A casa, a rua e a escola: trilhas da educação”, lembrando que a educação de hoje não é mais a mesma dos séculos passados, pois os estudantes já chegam à escola imbuídos de conhecimentos. “Hoje o professor é um mediador do conhecimento, um moderador, que vai dosar e conduzir os alunos para o caminho que seja mais adequado e mais interessante. Ele precisa estar preparado para este papel, sem esquecer que o mais importante, neste momento, é a relação com o aluno, o que certamente fará toda a diferença no processo educativo”.
O segundo palestrante foi o representante do Instituto Qualidade de Ensino (IQE), José Gayoso, que tem sua sede em São Paulo e que acaba de completar 20 anos de atuação em todo o Brasil, tendo desenvolvido atualmente trabalhos com as prefeitura de Recife e Salvador, por exemplo, além das experiências no estado do Piauí, como no município de Cocal dos Alves, famosa pelos excelentes desempenhos dos seus alunos.
O tema abordado foi o da Gestão Participativa na escola, citado legalmente pela primeira vez na Constituição de 1988, em que os diversos entes da escola são chamados a participar ativamente do processo educativo, reforçando a autonomia escolar.
Nos próximos dias, a formação continuada “Somos Todos Educadores” terá prosseguimento, com a realização de oficinas e palestras sobre diversos temas, direcionados especificamente para os professores conforme a série com as trabalham e aos demais profissionais, conforme suas funções.
ASCOM