A Secretaria Municipal de Saúde do município de Cocal de Telha divulgou nota de esclarecimento sobre matéria publicada nos principais portais de notícias com informações de que uma jovem havia falecido na cidade devido a dengue hemorrágica. A informação foi negada e esclarecida.
A nota explica que a jovem ?S. P.? residente no Povoado São Manoel (Lagoa Alegre), divisa de Cocal de Telha com Campo Maior, faleceu no Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela em Teresina após ter sido atendida no Hospital Regional de Campo Maior onde havia sido medicada e ter alta retornando para sua residência mesmo constatando sintomas de dengue clássica.
Como os problemas se agravaram a jovem procurou a Clinica ProntoBaby em Campo Maior, onde foi constatado a gravidade do caso após a jovem ter ingerido e3m sua residência vários tipos de remédios dentre eles 2 vidros de dipirona e outros medicamentos (tarja vermelho) provocando como conseqüência a insuficiência cardiorespiratória que somado a um estado de dengue clássica, levou a jovem a morte.
A secretaria Municipal de Saúde informou ainda que em nenhum momento a SESAPI informou ou notificou o município sobre o caso. No entanto a Secretaria já abriu um procedimento administrativo para apuração e esclarecimentos dos fatos, haja visto que na região onde residia a vítima não existem registros de casos de dengue. No entanto afirma que no início do mês de maio uma grande mobilização foi realizada para combater o mosquito da dengue na cidade. Palestras nas escolas, Carro Fumacê UBV nas ruas durante 8 ciclos , visitação constante dos agentes de saúde, mutirão do lixo e monitoramento de incidências foram realizadas com sucesso. O índice de infestação na época foi de 3,5 para 2,6 ficando abaixo do índice estadual.
A secretaria Municipal de Saúde esclarece ainda que todos os esforços estejam sendo feitos para apuração dos fatos e que casos lamentáveis como este possam ocorrer novamente. Investimentos no setor e planejamento mensal inibem resultados negativos como estes.