Educação e o descaso dos governantes.
A história é velha, a educação nunca foi a meta dos nossos governantes. Temos uma LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), que preza pela qualidade .Os profissionais da educação, acreditam que Qualidade em educação,é um ensino que garanta desenvolver nos educandos, competências e habilidades, conforme trata a LDB citada 9394/96.
Verifica-se que para os governantes, qualidade tem outro significado, reporta-se a índices, ou seja: percentuais que possibilitem a sociedade pensar que por exemplo: o índice de analfabetos diminuiu, para melhor esclarecer; são dados estatísticos. Quando garantem o acesso e permanência na escola (artigo 206 (I) da Constituição/88,artigo 3 ( I ) da LDB 9394/96 e artigo 53 (I) do ECA -Estatuto da criança e do adolescente).
Note, que acesso e permanência na escola, está garantindo que o educando tem "direito" a matricula e a continuar frequentando, mas não exige que ele aprenda, a lei está garantindo,a matricula e a frequência. Perceba que a própria LDB, também em seu artigo 13; alínea III, reza: "Os docentes se incumbir-se-ao"em zelar pela aprendizagem dos alunos". Parece claro, que se o aluno não aprende com uma técnica, o docente tem que desenvolver outra, e assim por diante, e se ele não aprende de modo nenhum, o docente é considerado fracassado.
Os governantes, não resolvem os problemas da Educação brasileira, apenas transferem responsabilidades. A classe cobra atraso de salários, abono férias, qualidade na merenda escolar e estrura nas escolas do município. O sindicato mobiliza e convida toda a população, para marcarem presença nesta sexta feira, na Câmara Municipal apartir das 19h.