A Secretaria Municipal de Saúde elaborou um Plano de Contingência de Combate à dengue e está intensificando as ações no município de Campo Maior seguindo as determinações da Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo a secretária Gessina Carvalho e o gerente de Vigilância Sanitária, Jairo Brito, a sociedade precisa colaborar cada vez mais para controlar a doença e evitar o aumento de casos.
?O ano todo trabalhamos com ações rotineiras, que são as visitas dos agentes de endemias que passam em domicílios de dois em dois meses, período que correspondem os ciclos do principal causador da doença, o mosquito Aedes aegypti. Os agentes fazem vistorias procurando o foco do mosquito?, disse o gerente de Vigilância em Saúde.
Outra medida que já está sendo tomada, de acordo com a secretária de Saúde, é a coleta de pneus em oficinas, entulhos e outros locais onde são jogados para evitar a proliferação de foco do mosquito. ?A Secretaria vai realizar o dia ?D? de combate a dengue como forma de envolver a sociedade nesta campanha?, disse a secretária Gessina Carvalho. A data ainda não foi definida.
Entre as ações do dia ?D? será a convocação do Comitê de Combate a Dengue para ajudar nas estratégias de combate ao foco do mosquito. Nas primeiras ações a secretária adianta que vão realizar mutirão de limpeza nos bairros, vão envolver as escolas para a realização de palestras educativas sobre os cuidados e o ?Tiro de Guerra que tem sido parceiro constante? .
De acordo com dados estatísticos de casos nos últimos cinco anos foi constatado que em 2005 houve um surto de dengue, sendo notificados 337 casos e destes 200 confirmados. De 2006 a 2009 os índices foram controlados, tendo surgido casos esporádicos. Em 2010 houve uma nova recaída de surto da doença, tendo sido notificado 325 casos e 220 confirmados.