A 12ª Romaria da Terra e da Água do Piauí reuniu mais de 10 mil romeiros que participaram de oficinas, de discussões temáticas sobre o meio ambiente e reforma agrária. O ponto forte foi o abraço ao açude e o show do cantor Zé Vicente.
Cidades do sul ao norte do estado se concentraram no Complexo Valdir Fortes fazendo ecoar o grito contra a destruição do solo, exploração sexual de crianças e adolescentes, grilagem de terras, presenças de carvoarias, vegetação dos carnaubais, preservação das águas entre outras causas que podem ser mudadas com a conscientização e sensibilização de todos.
O prefeito Paulo Martins e o Bispo Dom Eduardo recepcionaram bispos, padres e arcebispos até de outros estados e de outros países. Entre eles, o presidente da CNBB ?Ne IV , Dom Pedro (Arcebispo de Palmas ? TO), Dom Juarez (Oeiras), Dom Plínio (Picos), Dom Valdamir (Floriano), Dom Ramon (Bom Jesus) e Pe. Claudio (São Raimundo Nonato), Monsenhor Paulo Mateus, Monsenhor Silvestre e padres de paróquias locais.
Outro momento marcante foi a presença de internos da Fazenda Esperança que lutam contra as drogas um trabalho da igreja e de voluntários. Os internos também deram seus testemunhos.