Policiais do Serviço de Inteligência da Polícia Civil de Campo Maior prenderam na manhã dessa quarta-feira, 17/07, um homem acusado de ter ligações com a organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). O piauiense Francisco das Chagas Sousa, o Chico Dedim, participou da cinematográfica escavação de um túnel que dava dentro da Casa de Custódia, descoberto em dezembro de 2011. Ele estava escondido na casa de parentes na zona Rural de Campo Maior.
A prisão dele foi feita por força de um mandado de prisão expedido pela Justiça de Pernambuco, comarca de Salgueiro. Ele estava sendo procurado em todo Brasil por responder ao crime de tráfico de drogas. Chico Dedim foi flagrado pelos policiais pernambucanos com mais de 50 quilos de maconha que, segundo ele, estava trazendo para o Piauí.
Dedim de camiseta vermelha e de cabeça baixa no dia em que foi preso em Teresina escavando túnel
O policial Juliano Alencar, do 1º Distrito Policial, disse que Dedim foi preso na localidade Cajueiro, na região da comunidade São Joaquim, em Campo Maior, na casa de parentes. ?Toda a minha família é aqui de Campo Maior. Só eu e meus pais é que moram em Teresina?, afirmou Dedim.
Juliano disse que Dedim é um criminoso perigoso e frio. Ele teria confessado aos policiais campomaiorenses que participou da escavação do túnel da Casa de Custódia para ganhar R$ 80 mil e libertar os membros do PCC, mas o plano foi descoberto pela polícia e Dedim foi preso com outros três homens. ?Todo o plano iria render R$ 5 milhões para a quadrilha de Dedim, mas a casa caiu e ele saiu sem ganhar nada?, lembrou o policial Juliano.