Uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira (25), na 5ª Regional de Saúde deflagrou uma mobilização de profissionais para combater a dengue. Apesar do município não está enquadrado com alta incidência da epidemia, o objetivo segundo a secretária municipal Gercina Carvalho é reduzir ainda mais esses casos que tendem a aparecer nos mês de Março a Maio.
Na oportunidade foi lançado o Plano de Mobilização de Combate a Dengue elaborado pela equipe vigilância em saúde sob a coordenação do enfermeiro Jairo Brito.
Foi destacada pelo o médico Marco Pereira algumas medidas importantes que o município, através da secretaria de saúde em parceria com outros órgãos precisam ser tomadas para está preparado para o tratamento da doença. Como a importância da notificação do vírus para poder fazer o bloqueio da área. Outro ponto destacado pelo médico foi existência de um segundo mosquito Aedes albopictus.
A necessidade de qualificar os profissionais, agentes de saúde, médicos, enfermeiros e agentes de endemias para em caso de epidemia identificar de forma rápida a doença e tratá-la foram defendidos por Marco Pereira.
A data para o início das atividades de combate a dengue será do dia 29 ao dia 07 de abril. Entre as ações, serão realizados mutirões de limpeza, visitas domiciliares, entrega de capas, divulgação nos meios de comunicação e outras.