Na semana de 17 a 22 o “Dia do Maçom” – 20 de agosto – foi comemorado, com grande estilo, em todo o Brasil. A data constitui uma homenagem à Independência do Brasil, fruto de “conspiração” articulada naquela data, do ano de 1822, em um Templo Maçônico no Rio de Janeiro, cuja efetivação veio a público logo após, no dia 7 de setembro, pelo próprio Imperador D. Pedro, conforme conta a História.
Na Loja “Mestre Araújo Chaves.nº 12”, de Campo Maior (Grande Loja), presidida pelo Venerável Gilmar Sousa Silva as comemorações aconteceu com Cerimônia de Iniciação de quatro neófitos. Ingressaram nos augustos mistérios da Ordem: Leonardo José da Paz e Silva, Leônidas da Paz e silva, Nelson Freire Machado e Raniele Pereira da Silva.
Após a sessão houve jantar comemorativo em casa de evento da cidade com a presença de irmãos, cunhadas e convidados. Durante o ágape, os Diretores da Academia Piauiense de Mestres Maçons Ernâni Napoleão Lima e José Narciso do Monte, apresentaram um painel multimídia sobre as “7 Ciências Liberais” e suas relações com a Maçonaria.