Campo Maior/PI

Dia Internacional da água

Hoje data comemorativa ao "Dia internacional da água" mas na realidade não há nada que se comemorar, nem motivos para festas, e sim, para reflexão. Apesar de todos o debates, campanhas de conscientização, o Brasil e o resto do mundo continuam sem políticas globais para aprendermos a racionalizar o uso da água.

A palavra que mais ouvimos e evidenciada nas escolas e internet, é o consumo sustentável, que quer dizer: é preciso sabermos usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras. Mas será que de fato isso acontece? O desperdício que não percebemos, ou fingimos que não percebemos deve-se ao fato de termos aprendido na escola e acharmos que o Brasil tem cerca de 12% de água doce e disponivel no mundo. Mas os estudos mostram que, no mundo, só temos apenas 1% de água, distribuída desigualmente pela Terra para atender a mais de 6 bilhões da população mundial.

Hoje, mais de um bilhão de pessoas, não tem acesso a água potável; 40% dos habitantes do planeta (2400 milhões) não tem acesso a serviços de saneamento básico e cerca de 6 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e uma higiene deficiente.

Precisamos refletir o que a ONU diz: "até 2025, duas ou três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água".

NOTÍCIAS PIAUÍ