A Batalha do Jenipapo completa hoje dia "13 de março", 187 anos da histórica guerra sangrenta ocorrida em Campo Maior e que foi decisiva para a consolidação da independência do Brasil.
Uma extensa programação está sendo realizada por parte do governo do estado em parceria com o poder executivo do município.
A partir do meio dia, haverá Celebração de Missa em Ação de Graças, na Catedral de Santo Antonio, às 15h00, Culto evangélico na 1ª Igreja Batista e às 17horas a programação será aberta com solenidade cívico-militar no Monumento aos Heróis do Jenipapo, à margem da Br-343, irão desfilar tropas do Exército, que deu o nome de Heróis do Jenipapo ao seu Batalhão de Engenharia e Construção em Teresina, 2º BEC.
Logo após o Governo do Piauí, Wellington Dias irá condecorar personalidades que marcam cenário piauiense com medalha da ordem estadual do Mérito do Renascença, a mais importante comenda do Piauí, e o Prefeito de Campo Maior, João Félix faz a entrega de medalha Heróis do Jenipapo, para encerrar apresentação da peça ?Batalha do Jenipapo? por um grupo de atores piauienses.
Confira algumas personalidades condecoradas com a Medalha Mérito Renascença
Luis Antonio Barroso Lopes - Campomaiorense, sócio-fundador da Associação de Deficientes Físicos e Auditivos (ADEFAC.
Cleber Bezerra Silva - Campomaiorense, capitão da Polícia Militar, bacharel em Direito, pós-graduado
em Segurança Pública, comandante da 1º/2º BPM de Parnaíba, Comandante fundador do Grupo Tático de Parnaíba, Comandante do 3º CPM do 32º Batalhão da Policia Militar.
Francisco José de Sousa - Campomaiorense, economista, pós-graduado em Gestão Empresarial, sócio-fundador da ADEFAC, gerente administrativo e financeiro da UCE ? Unidade de Coordenação Estadual do PNAGE, vice-presidente do Conselho Regional de Economia do Piauí.
Ida Francisca de Oliveira - Campomaiorense, professora, militante cristã, militante sindical, primeira vereadora do PT de Campo Maior, primeira diretora da Escola de Governo do Estado do Piauí, diretora da União Municipal das Associações de Moradores (UMAM) e membro do comitê de mulheres do Território dos Carnaubais.
Francisco Rademarques da Silva - Campomaiorense, liderança política, primeiro suplente de vereador de Campo Maior , membro da diretoria da Associação dos Moradores do Bairro Cariri, Coordenador do Ginásio Poliesportivo e diretor da Associação Atlética Ponte Preta.
Antonio Francisco de Sousa Borges - Campomaiorense, voluntário de entidades beneméritas como a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), liderança comunitária, dedicado à solidariedade humana, sempre participou de ações de busca e salvamento, inclusive já tendo salvo quatro vidas em acidentes ocorridos na sua cidade.
José Laurindo da Silva-Altoense - médico, pos-graduado em ginecologia e obstetrícia, médico da Maternidade Sigefredo Pacheco desde 1957, do Hospital Regional de Campo Maior desde 1972, médico do PSF desde 2002, membro do Conselho Regional de Medicia, exerce a medicina há cinquenta e três anos.
Francisco Olímpio da Paz - Campomaiorense, advogado, filho do ex-prefeito de Campo Maior José Olímpio da Paz, ex-Secretário de administração e ex-procurador jurídico do município, juiz leigo do Juizado Especial Civil e Criminal, Conciliador do Juizado Especial Cívil Criminal de Campo Maior desde 2002.
Marko Galleno da Costa Araújo Alves - Campomaiorense, advogado, exerce o cargo de Secretário de Planejamento e Turismo do município de Campo Maior.