A greve do judiciário federal tem se expandido por todo o País e já atingiu várias cidades do Piauí como Alto Longá, São João do Piauí, Conceição do Canindé, Francinópolis, Parnaíba, Floriano, São Raimundo Nonato e Campo Maior.
As duas zonas eleitorais, 7ª e 96ª, que atende os municípios de Campo Maior, Nossa Senhora de Nazaré, Sigefredo Pacheco e Jatobá do Piauí estão com os serviços de biometria comprometidos. É que desde que os servidores do Fórum Eleitoral de Campo Maior decidiram acompanhar o movimento grevista, o número de senhas reduziram de 350 para 105 por dia. São 16 servidores fazendo o recadastramento diariamente.
O atendimento que antes era feito até às 13h agora encerra por volta das 9h da manhã. Muitas pessoas precisam chegar no cartório às 5h da manhã para se recadastrar. Moradores das cidades que pertencem as zonas eleitorais reclamam da dificuldade para realizar o serviço.
Segundo Marizete Fortes, funcionária do fórum eleitoral de Campo Maior, se até sexta-feira não houver negociação, a partir de segunda-feira, 29/06, os serviços serão paralisados totalmente. “Por enquanto foi reduzido apenas o número de senhas para cadastramento, mas se não for decidido nada até sexta-feira os serviços serão paralisados de vez”, informou ao Em Foco acrescentando que mesmo com o movimento grevista os servidores permanecem no Fórum até o final do seu expediente, que é ás 13h, mas só realizam atendimentos prioritários como expedição de certidões, por exemplo.
A pauta de reivindicação dos servidores inclui a reposição salarial que está há 9 anos sem ser feita, totalizando 49,62% de perdas salariais e a aprovação do Plano de Carreiras.
O Movimento grevista cresce de norte a sul do país, movido pelo espírito de indignação da categoria todos os estados estão em greve. Os estados em mobilização, Tocantins e Mato Grosso do Sul a greve por tempo indeterminado no dia 23/06.
Com informações: CMemfoco