Lideranças de várias comunidades rurais dos municípios de José de Freitas, Cabeceiras e Sigefredo Pacheco foram à sede da Eletrobrás Piauí cobrar a execução de projetos de eletrificação rural, da última etapa do Programa Luz para Todos no Estado. O deputado estadual João de Deus Sousa (PT) acompanhou as lideranças durante o encontro com o diretor da Eletrobrás Piauí, José Salan Barbosa Melo, na manhã desta quarta-feira (23-1).
O deputado fez uma avaliação positiva da reunião, no sentido de que as autoridades, pressionadas pelas lideranças comunitárias, prometeram resolver os problemas relacionados ao atraso das obras de eletrificação rural, a cargo da empresa GBS Engelharia Ltda. A empresa ganhou o processo licitatório para realizar a última etapa do Programa Luz para Todos, e contemplar cerca de 30 mil famílias de agricultores piauienses em todo o Piauí.
Segundo o parlamentar, os projetos em benefício das comunidades dos três municípios estão atrasados há anos. No início das ações do programa, os contratos para levar energia elétrica a essas comunidades, assumidos pela empreiteira Gautama, foram cancelados em função de irregularidades envolvendo a empresa. Esses contratos, por sua vez, assinados posteriormente pela empreiteira Mandala, foram cancelados pela segunda vez, em função de novas irregularidades.
Problemas de financiamento
A Empresa GBS, após vencer o processo licitatório, assinou, há cerca de cinco meses, os contratos de execução dos projetos de eletrificação rural, mas problemas relacionados ao financiamento das obras impediram que o benefício efetivamente chegasse às comunidades.
FONTE: Longah.com