Cabeceiras do Piauí atualmente cultiva em grande abundância uma árvore nativa da região litorânea, muito comum no Nordeste Brasileiro que é O CAJUEIRO dele colhemos o Fruto e o seu Pseudofruto que é popularmente a CASTANHA e o CAJU. Da castanha que é a fruta propriamente dita nasce o caju, carnoso, amarelo, rosado ou vermelho. A Colheita é realizada de agosto a janeiro.
No nosso município a Castanha do caju é muito aproveitada como alimento e outros mais, como também é comercializada no município sendo depois vendida para grandes centros, O Caju fruto da Castanha, conhecido como fruto desta Terra é muito utilizado para sucos, doces, sorvetes e na fabricação da Cajuína. A Cajuína serve para consumo próprio, mas também é muito comercializada a nível local e em outros centros.
Com esta produção típica em NOSSO MUNICÍPIO é que hoje criamos e denominamos a 1ª ?FESTA DA CASTANHA E DO CAJU? no município de Cabeceiras do Piauí. Este grande evento será realizado no dia 18 de outubro no Ginásio Poliesportivo animado ao Som do Forró Contágio e Dj Mailson. Na Oportunidade haverá o desfile da Rainha da Castanha e da Rainha do Caju. Será a Maior festa do ano.
Organização: Alunos 3° ano do Ensino Médio da Unid. Esc. Venância Lages Veloso.
Folha de Cabeceiras