O município de Buriti dos Lopes está virando um verdadeiro canteiro de obras. O Prefeito, Bernildo Val, está fazendo uma verdadeira revolução na área de saúde no Município de Buriti dos Lopes, Val recebeu a cidade totalmente abandonada e com o sistema de saúde em colapso. Era a falta de médicos, postos de saúde em ruínas, tanto na cidade como na zona rural, outros fechados há mais de sete meses sem a visita de um médico, e para complicar mais ainda, uma cidade sem hospital, já que a administração passada por inoperância e falta de diálogo com o Estado tomou a fácil e desastrosa decisão de fechar o hospital da cidade.
Após um ano, o povo começa a sentir uma mudança radical na saúde, isso se reflete em seis obras de infraestrutura na área da saúde que a administração do Prefeito Bernildo Val vem realizando ao mesmo tempo no Município. Povoados que passaram quase uma década abandonados, hoje experimentam um sistema de saúde pública que atende com satisfação os moradores, dois exemplos dessa política de transformação ocorre na Coroa de São Remígio e povoado Estreito. Nessas duas localidades, que estão entre as maiores do Município, a gestão passada retirou as ambulâncias que serviam a população, já no Governo de Bernildo Val, as duas receberam ambulâncias novinhas para atender o povo, as localidades contam com programa Mais Médicos que atendem diariamente os moradores das localidades, e ainda vão receber nos próximos meses seus postos de saúde totalmente reformados, ampliados e reequipados para melhor atender os usuários do sistema.
Na cidade, a Prefeitura realiza a reforma, ampliação e vai reequipar os postos de saúde Joaquim Narciso, Demerval Castelo Branco e já iniciou as obras de construção da tão sonhada UBS (Unidade Básica de Saúde) do Outro Lado da Passagem e entrega nos próximos meses o posto de saúde da Ponte do Jandira com uma praça. Para se ter idéia da magnitude desse trabalho, somente nas unidades básicas de saúde recuperadas ou em reformas, as ampliações chegam a 1.468,48m², o que corresponde a 144,75% de aumento nas áreas já construídas, tudo para proporcionar aos usuários do sistema conforto e instalações dignas de atendimentos.
As fotos mostram bem esse novo cenário, no entanto, o Prefeito Bernildo Val, ainda tem um grande desafio pela frente, trata-se do Hospital Mariano Lucas de Sousa. É verdade que com seu empenho e peregrinação junto ao Governo do Estado, já conseguiu que 80% da reforma do hospital fosse concluída, no entanto,as obras são lentas, mas o Prefeito acredita que com Moraes Souza Filho no Governo do Estado a partir de abril, ele possa devolver novamente o Hospital que foi retirado abruptamente do povo buritiense.
Outro grande desafio, que o Prefeito pretende melhorar já nos próximos dias e o atendimento á população, tratar bem os pacientes é um dever e uma obrigação dos servidores e qualquer abuso ou omissão será apurado com rigor pela administração municipal.
Fonte: ASCOM / PMBL