O XI Arraiá de Brasileira aconteceu no último final de semana (28 e 29 de junho) num clima de paz e muita alegria. O evento foi marcado por organização, empenho e dedicação de todos os envolvidos, o que culminou na realização da festa com muito brilho. A praça estava cheia de muitos brasileirenses e visitantes.
A Prefeitura Municipal de Brasileira, através de todas as Secretarias deu total apoio ao evento. A Praça Antônio Nego estava lindamente decorada. As comidas e bebidas típicas muito bem preparadas, dentro dos padrões de qualidade, anteriormente inspecionados pelos agentes da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde. A locução eficiente dos comunicadores Giva Ferreira e Vicente Gomes, a logística perfeita da Secretaria Municipal de Educação, o apoio incondicional dos pais dos alunos, o empenho e dedicação dos gestores escolares e professores contribuíram para a beleza da festa.
Bonito de se ver foi a disposição do grupo da 3ª idade da SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), que bem incentivados pela equipe da SEMAS se apresentaram lindamente, bem como a presença em massa do povo de Brasileira (Zonas Urbana e Rural) e visitantes que prestigiaram o evento, pessoas de todas as idades que embelezaram a praça valorizando a cultura local. Mais importante ainda foram todas as lindas apresentações que se superaram esse ano. A vontade de fazer bonito imperou, passando pelos ensaios, a caracterização e o momento da apresentação. A novidade da escolha da rainha caipira encantou. Foi um show de coragem, muita força de vontade e beleza. Os jurados, bem escolhidos foram justos.
Todas as danças foram perfeitas, dentro de suas limitações, pois os personagens foram crianças do Maternal até jovens do Ensino Médio. Eles encantaram, emocionaram e tudo pelo simples prazer de levar cultura e lazer ao povo que se encoantou com as Bandas Gelo Quente(Piracuruca), Daniel de Amaral e Marquinhos dos Teclados. A socialização, a boa convivência, o respeito ao outro, o trabalho em equipe e a valorização cultural e histórica são alguns valores aprendidos durante as festividades juninas. E isso tudo é prática educacional conhecida dos agentes transformadores da sociedade, os professores. A realização do evento foi a concretização de um verdadeiro trabalho em equipe, feito com organização, empenho, dedicação, boa vontade, competência e muita responsabilidade.
As apresentações finalizaram com a linda Quadrilha ?Caminho da Roça?, composta por funcionários municipais e amantes das festas juninas. Estavam entre os participantes a Prefeita Paula Araújo e o esposo Zé Filho, Secretário de Administração(os Noivos), o Secretário de Educação Alenildo Melo e a esposa, Vereadores e outras autoridades. A Rainha Caipira do grupo foi a esposa do Vice ? Prefeito Amarildo Melo que gentilmente permitiu que ela fizesse par com o Senhor Antenor, pessoa simples, humilde, do povo. Com essa ação comprovou ? se a valorização da cultura popular e mais ainda do povo de Brasileira. Os gestores estão com o povo sempre, gostam e participam dos mesmos eventos, juntos.
Nem mesmo a falta de banheiros e principalmente de segurança (poiliciamento) tiraram o brilho da festa. Infelizmente a perfeição não é dos humanos. A falta de banheiros químicos em eventos do porte do Arraiá em Brasileira é prática antiga, o povo nunca teve acesso a isso, a maioria nem conhece. Foi uma falha da organização que cometeu o mesmo erro já tão repetido, simplesmente por esquecimento, o que pode ser corrigido já no final desse mês no aniversário de Brasileira, outro evento tão grande e igualmente importante.
Já em relação à segurança pública que não é de competência da Prefeitura, é uma falha inadmissível, pois esse é um direito do cidadão que paga impostos, sem determinação de partido político, uma vez que no Arraiá estavam presentes pessoas de todo o município, visitantes, crianças, jovens e idosos, eleitores de partido A, B ou C. A Prefeitura Municipal de Brasileira enviou ofício ao Chefe do GPM (Grupamento de Polícia Militar) de Brasileira e não foi atendida em sua solicitação, pois não havia nenhum policial na praça durante a realização do evento. Vale ressaltar que na primeira noite de festa houve a tentativa de roubo de um carro, por pouco não se deu o pior.
O que entristece é ver que por bem menos há a solicitação de muitos policiais e carro da Força Tática, com o pronto atendimento e num evento grande para o povo não havia sequer um policial na praça. Por quê? O povo não merece segurança? Causa proposital para tirar o brilho da festa? Lamentável. Em Brasileira a segurança pública é nota zero. Mas para a alegria de todos, o povo estava feliz e em paz e a festa foi coroada com o magnífico show de forró pé de serra do brasileirense Marinaldo do Forró até amanhecer o dia.